A recuperação de estradas vicinais em Sousas e Joaquim Egídio deverá receber um reforço de caixa, tão logo a Prefeitura de Campinas assine com o governo estadual o Programa Melhor Caminho, que destina investimentos na recuperação de estradas rurais. A Câmara de Campinas aprovou na primeira quinzena de novembro a celebração do convênio entre estado e município, agora só depende da assinatura do prefeito Hélio de Oliveira Santos para que se efetive o acordo.
Cinco estradas de terra receberão investimentos (veja quadro), ainda sem valor estipulado de gastos, porque a parceria entre estado e município prevê um estudo prévio para saber quanto será gasto na recuperação. O vereador Sebá Torres, um dos autores da proposta, comentou que a recuperação já acontece, porém agora as estradas receberão cuidados levando-se em conta a proteção ambiental. “As estradas não receberão pavimentação asfáltica”, esclareceu Torres, ao explicar que serão utilizados diversos matérias, como o cascalho, para recompor o piso destas estradas.
O vereador Luiz Henrique Cirilo, outro autor do projeto, aponta que um melhor cuidado das estradas dos distritos ajudará no escoamento da produção agrícola até o Ceasa-Campinas. Segundo ele, a região é conhecida pela produção de verduras, frutas e leite. Já o vereador Francisco Sellin (PDT) acrescenta que os pequenos produtores serão os maiores beneficiados com a recuperação das estradas do distrito. “A recuperação será feita respeitando o meio ambiente, mas, ao mesmo tempo, ajudará a produção agrícola local”, resume Sellin.
Cinco Estradas que serão recuperadas
– Estrada Lídia Abdalla, tendo 9 km de extensão.
– Estrada sem nome que liga os distritos a Usina Jaguari, divisa com Pedreira, seguindo em direção a rodovia SP-81, onde está localizado o Pico das Cabras, extensão de 8,5 km.
– Estrada Doutor Lacerda, ligando a Fazenda dos Bragas até o Bairro Nova Sousas, 8 km.
– Estrada Roseira, liga os distritos de Sousas a Pedreira, 18 km.
– Estrada Carlos Gomes, localizada após o Solar das Andorinhas, 13 km.