Ministro Alexandre de Moraes ordena detenção imediata de foragidos, incluindo participante que rompeu tornozeleira eletrônica
Por Sandra Venancio – Foto Joedson Alves/Agencia Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão de três condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A decisão foi comunicada à Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Os detidos são Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler. Evandro e Márcio foram condenados a 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto, mas terão detenção inicial em regime fechado, conforme despacho de Moraes, antes de ingressarem no semiaberto. Um dos dois havia rompido a tornozeleira eletrônica que monitorava sua liberdade.
Jorgeleia Schmoeler recebeu pena de 14 anos em regime fechado, definida pelo STF. Sua participação foi confirmada por análise de vídeo que registrou manifestantes invadindo o Congresso Nacional e o STF. Nas imagens, Jorgeleia aparece acompanhada de outra pessoa afirmando: “O Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido… Tá tudo invadido… Tá cheio. Bomba, tiro… Lá embaixo… Mas o Brasil é nosso”, enquanto relata a invasão aos Três Poderes.
As ordens de prisão reforçam a atuação do STF no acompanhamento e punição dos responsáveis pelos atos antidemocráticos de 2023, que mobilizaram milhares de pessoas em ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília.




