Ministros começam a votar sobre mérito e penas; sessão extra marcada para quinta-feira
Por Sandra Venancio – Foto Agencia Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9), às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de participação na trama golpista de 8 de janeiro de 2023. A partir desta data, os ministros começarão a votar sobre o mérito do processo, incluindo eventual condenação ou absolvição, e definirão o tempo de cumprimento das penas.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, abrirá a votação. Na sequência, votarão Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. A decisão será formada por maioria simples, ou seja, três votos entre os cinco ministros.
Apesar do calendário, a conclusão do julgamento ainda pode ser adiada caso algum ministro solicite pedido de vista. O cronograma prevê sessões até sexta-feira (12), incluindo uma sessão adicional marcada para quinta-feira (11) pelo ministro Cristiano Zanin, com encontros previstos às 9h e às 14h.
As sessões dos dias 9, 10 e 12 de setembro seguirão normalmente, segundo informações do STF. O julgamento é considerado histórico e deve definir a responsabilização dos principais acusados pela tentativa de golpe aos Três Poderes em 2023.




