A subprefeitura de Sousas está implantando diversas melhorias no distrito e possui alguns projetos a serem implantados junto com a iniciativa privada. A primeira iniciativa é o apoio dado com recape asfáltico feito na avenida principal, reforma da sede, limpeza do Jardim Conceição e implantação do Parque Linear.
O terreno onde houve remoção das famílias no Jardim Conceição foi limpo pela subprefeitura para que a construtora MRV possa fazer a recuperação do local e implantar a praça de esportes e lazer. Não conseguimos contato com o responsável da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável para sabe a previsão do início das obras.
O prédio da subprefeitura completará 100 anos em 2014, pensando nisso o subprefeito, Wander Vilalba, iniciou a reforma do local com pintura e todos os móveis serão trocados.
A Casa de Cultura também entrou em processo de reforma, estão sendo instaladas válvulas e porta corta-água para impedir a entrada de água de enchente na casa e as paredes serão descascadas para ficar com o tijolo aparente. “Queremos que os artistas locais usem o espaço”, diz Wander.
Na próxima semana o Projeto Parque Linear começa a ser implantado. A Rua Jacinto Martinelli até a entrada da Linha será todo arborizado, vagas de estacionamento serão demarcadas, um parquinho infantil será instalado, aparelhos de exercícios para a terceira idade e próximo ao campo do Paredão haverá aparelhos de aquecimento para exercícios, como corrida e caminhada.
A Secretaria de Turismo tem verba disponível para a conservação de toda a Linha, que inclui passar o trator, instalação de lixeiras em madeira, placas de conscientização e informações sobre as espécies de árvores.
Projetos
Entre os projetos da subprefeitura está a construção do portal de entrada de Sousas com a ajuda da iniciativa privada, o projeto inclui a base da Guarda Municipal para se instalar no local.
Pensando em Campinas como subsede da Copa no próximo ano e Sousas como atração turística de lazer, esporte, gastronomia e entretenimento cursos profissionalizantes serão ministrados no segundo semestre, a noite, no Colégio Tomás Alves pela Secretaria de Educação visando a melhoria no atendimento aos clientes.
“Queremos incentivar o turismo com a organização de placas, redutor de velocidade, projeto viário para receber as pessoas para que não atrapalhe as pessoas que vivem aqui. Nossa intenção é que as pessoas deixem o carro posto de informações turísticas, na entrada de Sousas, e conheça/passei pelo distrito de bonde, com paradas no centro histórico, restaurantes e vá até o Observatório”, conclui o subprefeito.