19.9 C
Campinas
domingo, setembro 15, 2024

Trecho da Dona Libânia terá bloqueio parcial para pavimentação de parada de ônibus

Data:

Para viabilizar obras de implantação de pavimento de concreto em paradas de ônibus, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai interditar parcialmente ao tráfego de veículos um trecho da avenida Dona Libânia, na região central. O bloqueio tem início às 8h30 desta terça-feira, 3 de setembro, com previsão de se estender até o dia 10 de setembro.

A faixa direita da via ficará fechada, de forma ininterrupta, no trecho entre a rua Álvaro Muller e a Orosimbo Maia, em frente ao posto de combustíveis, na altura do número 2.415. As obras serão executadas pela construtora A.C. Pizziolo Engenharia Ltda.

Durante o período de duração do bloqueio, o ponto de ônibus localizado no trecho será desativado. Não haverá impactos nos trajetos e os usuários deverão utilizar as paradas próximas.

Pelo trecho impactado, circulam as linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro), 309 (Parque Cidade / Terminal Mercado – Corujão), 310 (Vila Olímpia), 313 (CDHU – Amarais), 316 (Parque Cidade), 318 (Jardim Mirassol), 330 (Unicamp), 331 (Terminal Barão Geraldo / Rodoviária), 332 (Hospital das Clínicas), 333 (Terminal Barão Geraldo) e 351 (PUCC).

Agentes da mobilidade urbana sinalizam a interdição, orientam condutores nos primeiros dias da intervenção e monitoram a região impactada. Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível na Google Play e na App Store; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Mais de 60 paradas serão pavimentadas

A ação é parte do programa de requalificação dos pontos do transporte público coletivo, que contemplará mais de 60 paradas no total. Por meio de licitação, serão 48 locais contemplados e 52 módulos (paradas) a serem executados. As obras abrangem a substituição do pavimento asfáltico (flexível) por concreto (rígido). O objetivo é ampliar a durabilidade do pavimento junto aos pontos de parada e minimizar a necessidade de manutenções.

O prazo de execução é de 12 meses, com vigência do contrato de 15 meses. O valor do investimento é de R$ 3,7 milhões. O contrato foi firmado com a empresa A.C. Pizziolo Engenharia, vencedora da licitação na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC.

Serão contempladas diversas paradas das avenidas Anchieta, Andrade Neves, Benjamin Constant, Brasil, Dr. Moraes Salles, Dona Libânia, Francisco Glicério, Irmã Serafina, Senador Saraiva, Dr. Octávio Mendes, Orosimbo Maia e Prestes Maia. Para a escolha dos locais, a Emdec considerou a demanda de embarque de passageiros e a proximidade de pontos de interesse, tais como escolas, centros de saúde, faculdades, shoppings e supermercados.

Em outra frente, a requalificação dos pontos, com execução do pavimento de concreto, está sendo realizada por meio de contrapartidas de polos geradores de tráfego a serem instalados no município. São 11 pontos previstos nas avenidas Abolição, Carolina Florence, Dr. Moraes Salles, João Penido Burnier, Marechal Carona, Orosimbo Maia, Saudade e na rua Roberto Simonsen. O cronograma é definido pelos empreendedores.

Já foram contemplados, na frente viabilizada por licitação, três pontos localizados nas seguintes vias: Orosimbo Maia (em frente ao supermercado Savegnago, à Fiat Dahruj e na altura da avenida Brasil). Neste último ponto, as obras estão em andamento. E na frente viabilizada por contrapartidas já foram concluídos nos seguintes pontos: Orosimbo Maia (entre as vias Francisco Glicério e José Paulino, próximo à Maternidade de Campinas); e Dr. Moraes Salles (entre as ruas Barão de Jaguara e Dr. Quirino, na pista interna; e entre as vias Irmã Serafina e Boaventura do Amaral, na pista externa, em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”).

Linhas 240 e 364 terão mais ônibus

A Emdec também promove, a partir desta terça-feira, 3, reforço na frota das linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 364 (Jardim São Fernando), em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Os ajustes ocorrem a partir do acompanhamento da demanda de usuários.

A 240 recebe dois veículos na frota nos horários de pico da manhã, passando de oito para 10 ônibus. Aos sábados, recebe um veículo adicional: serão seis veículos circulando de manhã e a tarde e quatro entre 14h e 23h. Já aos domingos, serão dois veículos adicionais, alcançando quatro ônibus circulando.

A 364 recebe um veículo adicional nos horários de pico da manhã e da tarde; e no período noturno. Serão sete ônibus circulando nos picos e três na operação noturna. Aos sábados, o reforço será no período vespertino e noturno – serão três ônibus em operação. E aos domingos e feriados, será um veículo adicional e três ônibus circulando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...

CPAT faz seleção nesta sexta-feira para 180 vagas de emprego em novos restaurantes

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Suspeito de atear fogo no Pico das Cabras tem prisão preventiva decretada

O delegado José Roberto Rocha Soares do 12º DP...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363