Três dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo de Campinas começaram a atender os usuários nesta segunda-feira, 12 de maio. Eles já circulam na linha 114 (Jardim Melina / Corredor Central), que atende ao eixo do Ouro Verde e chega até a região central. Outro lote de novos veículos é esperado para os próximos dias.
A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), vêm acompanhando, junto aos operadores, a incorporação dos novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada.
Os três novos ônibus substituem parte dos veículos da linha 114 com idade mais avançada, que passam a compor a frota reserva. Fica mantida, portanto, a oferta de seis veículos nos horários de pico.
Do modelo Euro 6, os veículos contam com ar-condicionado e wi-fi. Possuem 12,7 metros de comprimento e 260 cv (cavalo-vapor) de potência e têm capacidade para 38 passageiros sentados e outros 32 em pé.
1º lote: 30 novos ônibus
O primeiro lote a ser incorporado contempla 30 veículos – 20 da VB Transportes e outros 10 da Onicamp Transporte Coletivo. A incorporação inclui procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.
Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos.
Outras linhas serão contempladas gradativamente
Os demais 27 veículos do primeiro lote que estão em processo de compra e incorporação vão reforçar linhas das seguintes regiões, nas próximas semanas:
Ouro Verde:
– 115 (Adhemar de Barros)
– 117 (DIC VI)
– 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi)
– Previsão de criação de uma linha semiexpressa, partindo da região dos DICs
Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:
– 402 (Parque da Figueira)
– 404 (Jardim Maria Rosa)
– 429 (Swiss Park II)
– 430 (Swiss Park)
Licitação prevê modernização total da frota
Vale lembrar que a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.
A consulta à minuta e o envio de sugestões podem ser feitas pelos sites da Prefeitura de Campinas e da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/novotransporte.
Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.
A publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública aconteceu dentro dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.
Três novos ônibus vão reforçar a frota da linha 114
Data: