A Defesa Civil de Campinas decretou estado de alerta na tarde desta quinta-feira, 15 de outubro, quando os termômetros atingiram temperatura de 36,5ºC e a umidade relativa do ar baixou para 12,5%. Os dois indicadores mostram condições que requerem medidas de cuidado com a saúde e o meio ambiente.
Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde, quando os índices de umidade ficam entre 12 e 20%, o ambiente entra em estado de alerta. Além disso, a combinação de calor e baixa umidade, aliada à falta de chuva, contribui para que a sensação térmica seja ainda maior. Não existe perspectiva de chuvas para os próximos quatro dias.
Em relação à saúde, a recomendação é que as pessoas se mantenham hidratadas, bebendo bastante água e sucos naturais. Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois, com o tempo seco, aumenta o risco de doenças respiratórias, como asma, enfisemas, bronquite e alergias. Também podem surgir irritação nos olhos, narinas e garganta.
A Secretaria de Saúde também aconselha que as atividades físicas ao ar livre sejam suspensas no período do sol mais quente, entre 10h e 16h, e que os ambientes recebam umidificação.
Em relação ao meio ambiente, por conta do risco de queimadas, a orientação é que não seja ateado fogo em resíduos como folhas secas, pneus e outros objetos, seja nas ruas ou em terrenos dentro da cidade. A Defesa Civil alerta que essa pratica é, inclusive, proibida por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.