Nos dias 18 e 19 de março, Campinas recebe o II Fórum Técnico “Resíduos e Energia”, que promove o encontro de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com resíduos sólidos e geração de energia para estudar a interação destes dois setores. Realizado pelo Portal Tratamento de Água, o evento acontece na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O primeiro dia do Fórum contará com palestras das empresas Innova, Essencis, GEO Energética, Biotecs, GE Power & Water, ADI Systems. Entre os temas destaca-se o aproveitamento de resíduos para geração de energia. As últimas palestras do dia serão realizadas por professores da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, entre eles Edson Tomaz; Osvaldir Pereira; Maria Aparecida Silva e Kelly Roberta de Palma, diretora do LRAC da FEQ.
Uma visita técnica no Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) acontece no segundo dia de evento, que também terá apresentações da Pentair (tecnologias de Digestão Anaeróbica e de Aproveitamento de Biogás), da Geoklock (central de Biodigestão de Compostagem de Resíduos Sólidos Industriais) e palestra sobre a Unidade de Recuperação Energética (URE) Barueri / SP, que é uma Parceria Público-Privada entre a Prefeitura de Barueri e a Foxx Inova Ambiental.
A URE Barueri será um dos principais temas do evento, sendo que, com sua implantação, se tornará a primeira unidade de recuperação energética do Brasil. Usinas de Recuperação de Energia são uma alternativa sustentável para o reaproveitamento do lixo e reduzem drasticamente o volume de resíduos ao transformar o calor de queima em energia renovável.
Em Barueri, a URE terá capacidade para tratar 825 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, evitando assim a emissão de 900 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera e gerando 20 MWh de energia elétrica, com capacidade para atender 80 mil residências na região.
No fórum, será discutida a importância das UREs para a diminuição de emissões com o transporte e de aterros e lixões, além do incentivo deste sistema ao reúso e à reciclagem, à geração de empregos e à redução do impacto socioambiental causado pelos lixões a céu aberto.
A tecnologia já é utilizada em países da Europa, Ásia e América do Norte e é adequada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define instrumentos para a prevenção e redução de problemas ambientais, sociais e econômicos causados pelo manejo inadequado de resíduos sólidos.
O site do Portal Tratamento de Água disponibiliza mais informações sobre o projeto da URE Barueri e sobre o II Fórum Técnico “Resíduos e Energia” – www.tratamentodeagua.com.br
Serviço
II Fórum Técnico “Resíduos e Energia”
Local: Faculdade de Engenharia Química da Unicamp
Endereço: Avenida Albert Einstein, 500 – Cidade Universitária, Campinas – SP
Data: 18 e 19 de março
Horário: das 8h às 18h
Informações: www.tratamentodeagua.com.br




