24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Unicamp vai criar a primeira universidade indígena do Brasil

Data:

unicamp-universidade-indigena-rondoniaA Universidade Estadual de Campinas, assinou neste quinta-feira, um convênio de cooperação para construir a primeira Universidade Indígena do Brasil. A unidade será construída em uma área de 248 mil hectares do povo Paiter Suruí , no município de Cacoal, em Rondônia.

O objetivo da futura universidade é capacitar o povo para uma melhor gestão de seu território. A primeira atividade oferecida pela Unicamp, à partir da formalização da cooperação, serão duas oficinas de multilinguismo e de multiculturalismo.

A intenção do povo Paiter Suruí de implantar uma universidade indígena já vem de longa data. Em 2013, o cacique esteve na Universidade Indígena da Venezuela para conhecer a estrutura de lá. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas como uma das 100 personalidades mais criativas do mundo, o cacique Almir afirma que a assinatura da cooperação será muito importante para o seu povo, pois possibilitará o acesso ao Ensino Superior de qualidade e vai prepará-los para ter a capacidade de fazer a gestão de seu território. “Pretendemos levar vários cursos superiores para lá, para que eles estejam capacitados tecnicamente para fazer gestão política e técnica dos projetos que podem trazer benefício coletivo do povo Paiter Surui”, disse.
Entre os cursos que deverão ser levados para o povo Paiter Suruí estão biologia, administração, matemática, artes, políticas sociais e línguas. “São algumas áreas que podem subsidiar um projeto de sustentabilidade não só de floresta, mas da cultura, da política.” A ideia é que seja uma universidade aberta e não apenas para os indígenas. Entre os institutos da Unicamp envolvidos inicialmente no convênio estão o Instituto de Estudos da Linguagem, o Instituto de Computação, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
A universidade é considerada a primeira nos moldes propostos. Em 2015 foi implantada uma Faculdade Indígena, na aldeia de Porto Lindo, no Mato Grosso do Sul.
O reitor Tadeu Jorge ressaltou que o convênio ajuda a universidade a cumprir um dos seus objetivos mais fundamentais, que é contribuir para a preservação da cultura e sua disseminação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363