16.5 C
Campinas
segunda-feira, agosto 25, 2025

Vacinação contra a gripe começa nesta 2ª

Data:

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, dia 25 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas – atendidos desde 1998 em Campinas e desde 1999 no Brasil -, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais dos serviços de saúde. A vacina a ser aplicada protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
Junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, também acontece a 10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, coordenada pela Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria. A iniciativa foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos, o segmento mais vulnerável a este tipo de neoplasia.

A 14ª Campanha de Vacinação de Campinas e a 10ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal acontecerão até o dia 13 de maio nos 63 centros de saúde em todo o município. No sábado seguinte ao início da campanha, dia 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.

Na oportunidade, serão mobilizados mais de 1,1 mil servidores em 230 postos de vacinação, fixos e volantes, incluindo os centros de saúde que estarão abertos das 8h às 17h. A meta durante toda Campanha é vacinar cerca de 200 mil campineiros. No Brasil, devem ser atingidos mais de 23,8 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde incluiu três grupos importantes na campanha de 2011. Isso representa um ganho importante. Vamos trabalhar para sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procure os centros de saúde durante a campanha, tomem a vacina e façam o exame preventivo da boca”, afirmou o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.
A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.
As complicações da influenza, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão, são mais comuns nesses grupos – idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

A vacina é segura e traz muitos benefícios”, informa a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas. Maria do Carmo também esclarece uma dúvida comum da população: “É impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar. O vírus usado nesta vacina é inativado”.
Crianças

Para os adultos, a vacina contra a gripe consiste numa única dose. Já em relação às crianças, o esquema inclui duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada 30 dias após a primeira. Todos devem tomar, mesmo quem já foi vacinado contra H1N1 em 2010.

Segundo o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto importante na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de acordo com o Ministério. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.
Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a influenza, ao custo de R$ 229 milhões. Em Campinas, as doses já foram distribuídas para as unidades de saúde.

Serviço:

será vacinado?
Toda a população de 60 anos ou mais; a população indígena (acima de 6 meses de vida); crianças com idade entre seis meses e dois anos; gestantes; e profissionais dos serviços de saúde; além de pessoas com doenças crônicas.
Quem deve fazer o exame de prevenção do câncer de boca?
A campanha é direcionada ao público com mais de 60 anos. No entanto, se algum adulto tiver interesse, o exame será realizado.

Números da Campanha

População com mais de 60 anos: 127.907

Profissionais dos serviços de saúde: 31.700

Crianças entre 6 meses e dois anos: 22.380

Gestantes: 14.920

População esperada para exames de boca: 25 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

MP-SP apura implementação de escolas cívico-militares em Campinas

Investigação envolve supostas irregularidades em consultas públicas e questionamentos...

Prefeitura de Campinas inicia construção do túnel do piscinão da Princesa d’Oeste

A Prefeitura de Campinas começou a construir o túnel...

Radar no Terminal BRT Campo Grande começa a funcionar nesta quinta, 6, no sentido bairro/centro

Usuários do transporte público coletivo que utilizam o novo...

Defesa Civil divulga balanço de ocorrências da chuva de ontem (3)

Chuva acumulada nas últimas 72 horas é de 92,55...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade