Mesmo ainda tímida por conta do cenário econômico brasileiro, a oferta de vagas temporárias para este final de ano registrou uma pequena alta. De acordo com um levantamento feito pelo portal Emprega Campinas, em outubro, foram divulgadas 6450 novas oportunidades. Destas, 1,3% são para trabalhos temporários. No mesmo período de 2015, a taxa era de 1,2%.
Os shoppings centers concentram cerca de 2,4% das oportunidades temporárias oferecidas na região de Campinas. Segundo Alex de Lima, administrador do Emprega Campinas, as vendas de fim de ano movimentam o comércio, o que gera a demanda por novos trabalhadores. “Final de ano, mesmo que abaixo das expectativas com relação aos anos anteriores, o comércio se aquece, principalmente, nos shoppings. Então é preciso ficar atento às vagas e ao perfil buscado pela loja. Além de fazer uma renda extra, há sempre a esperança de uma efetivação, caso a experiência temporária seja boa”.
Em outubro, as vagas mais divulgadas foram para vendas, tanto para indústria e serviços, como para o varejo. Outra tendência são as vagas para corretores de imóveis e telemarketing. Para Alex de Lima, a expectativa é de que em novembro, o número de postos de trabalho temporários ainda aumente. “Em novembro, historicamente, ainda são feitas divulgações de vagas e contratações, o que é uma ótima notícia para quem busca recolocação ou um trabalho temporário. A expectativa é que tais vagas cheguem a 2,5% do total de vagas do mês”.
Apesar da crise e da dificuldade, teve gente que já conseguiu garantir sua recolocação no mercado de trabalho. Patrícia Bortolotto passou por diversos processos seletivos até que conquistou sua vaga em outubro. Ela contou que se preparou de forma mais adequada e pesquisou a política da empresa e o perfil da vaga. “Durante a entrevista eu sabia quais pontos positivos meus eu deveria destacar que se encaixariam no cargo naquele momento e, portanto, que me dariam mais chances de ser reconhecida e contratada”.
Depois de um ano e oito meses, Vanessa Menezes está empregada. Após algumas orientações dadas pelo administrador do Emprega Campinas, Vanessa foi contratada por uma corretora de seguros. “Enviei, de fevereiro a outubro, o total de 485 currículos e fui chamada para uma única entrevista. E foi aí que consegui a vaga de Assistente Comercial, através do site Emprega Campinas. O Emprega Campinas é um site incrível em que você não precisa custear nada para visualizar as vagas e a todo momento é atualizado com novas oportunidades”.
Mas, se você ainda não entrou para as estatísticas de quem arrumou um emprego, Alex de Lima dá as orientações. Além de adequar o currículo de acordo com a vaga almejada e ter comprometimento quanto a horários e meta, o administrador ressalta que é essencial ter paciência e perseverança durante este período. ”Infelizmente muitos candidatos só buscam vagas em um determinado horário do dia, ou somente uma ou duas vezes na semana, ficando assim muito atrás em relação aos candidatos que investem pelo menos três a quatro horas diárias para pesquisa, contatos e envio de currículos”.