As medidas adotadas de forma experimental na Avenida Prestes Maia no ano passado foram aprovadas e serão implementadas em definitivo até o final deste mês.
O secretário de Transportes, Sérgio Benassi, presidente da Emdec , disse que sem investimento do Poder Público, as mudanças realizadas na via surtiram o efeito esperado. “Os materiais, placas e equipamentos a serem utilizados de forma definitiva no local estão sendo providenciados pela Emdec e deverão ser implantados o mais rápido possível, dentro de um cronograma a ser cumprido, a partir da segunda quinzena deste mês”, afirmou Benassi.
Serão utilizados balizadores e placas que vão garantir a separação dos dois traçados testados no ano passado nos acessos da avenida para as rodovias Santos Dumont e Anhanguera.
Os cones utilizados no período de testes foram retirados no final do ano, devido às festas de Natal e Ano-Novo. A Emdec vai retomar a operação na Prestes Maia neste mês de janeiro. A expectativa é de iniciar as obras definitivas no local até dia 31 de janeiro.
Confira os resultados da pesquisa durante o período de um mês de intervenções, entre setembro e outubro:
– Redução em 7 minutos o tempo de viagem nos os deslocamentos das linhas de ônibus, cujo itinerário passa pelas rodovias Anhanguera, Santos Dumont e Lix da Cunha (antiga Estrada Velha de Indaiatuba).
– Redução significativa nas filas de carros na marginal do Piçarrão (aproximadamente 300 metros) e na Via Expressa Waldemar Paschoal (Aquidabã) (aproximadamente 350 metros) no horário de pico.
– O intervalo do pico reduziu por volta de 15 minutos na Avenida Prestes Maia.
– Próximo das 18h45 já não há mais lentidão, ou seja, as filas no horário de pico diminuiu bastante naquele ponto, que recebe uma média de 80 mil veículos por dia.
– Os reflexos no trânsito da Via Expressa Waldemar Paschoal (Aquidabã) reduziram, principalmente no acesso feito pela Avenida Monsenhor Baptista Martins Ladeira.
Os testes foram realizados entre 25 de setembro e 25 de outubro, revelando que as mudanças foram positivas. “Com nenhum investimento, somente com inteligência, foi possível reduzir significativamente o gargalo que existe na Prestes Maia. Porém, a situação poderá melhorar ainda mais, quando houver intervenções em alguns pontos das rodovias Anhanguera e Santos Dumont”, afirmou Benassi.
A pesquisa feita pela Emdec foi concretizada em parceria com a Artesp e Autoban, que emitirão seus pareceres sobre as melhorias e poderão realizar os ajustes necessários nas áreas pertencentes às concessionárias das rodovias.
Outras Ações:
Para a Emdec serão necessárias algumas pequenas obras no local durante este ano para melhorar ainda mais o fluxo de trânsito:
– Ampliar o pontilhão da Prestes Maia sobre a Av. São Luís do Paraitinga.
– Criar uma terceira faixa na ponte sobre o Córrego Piçarrão.
– Construção da terceira faixa da Rodovia Santos Dumont.
– Duplicação da Avenida José Roberto Magalhães Teixeira (Marginal do Piçarrão), melhorando ainda mais a fluidez do trânsito naquela região.
– No sentido bairro-centro, construir acesso da Prestes Maia para Marginal do Piçarrão, no sentido túnel.
Quais foram as mudanças testadas
– A intervenção na Avenida Prestes Maia começou no dia 25 de setembro com objetivo de aliviar o conflito no trânsito que ocorre diariamente no acesso ao trevo para a Rodovia Anhanguera.Os testes realizados das 16h às 20h, nos dias úteis, dividiu o tráfego desde as proximidades da Avenida Magalhães Teixeira (Marginal do Piçarrão) para dar mais fluidez ao trânsito, que no horário de pico fica prejudicada.
– O motorista que deseja ir para a Rodovia Santos Dumont ou Aeroporto de Viracopos seguiu pela Avenida Prestes Maia. O último acesso para este caso passou a ser feito pela Marginal do Piçarrão (Avenida Magalhães Teixeira).
– Os veículos que vem da região central de Campinas e seguem para a Rodovia Anhanguera, sentido Capital-Interior ou para os bairros Saltinho, Reforma Agrária, Icaraí e região do Parque Oziel, passaram a entrar na Avenida Benedito Campos, marginal da Avenida Prestes Maia, cuja agulha de acesso fica à direita, logo depois da ponte sobre o Córrego Piçarrão. O último ponto de acesso passou a ser na altura da Rua Pontal.
– Caso o motorista passe pelo acesso, deverá seguir pela Rodovia Santos Dumont e fazer o retorno na Avenida Ana Beatriz Bierrenbach, na Vila Mimosa, ou pela Avenida das Amoreiras pegando a entrada do Jardim do Lago, ao lado do Campinas Shopping.
– Logo após a rua Pontal, foi instalado um ponto de ônibus e um semáforo, inaugurado nesta quarta-feira, que dará mais segurança para os usuários atravessarem.
– As mudanças nas ruas internas ao Jardim do Trevo, nas proximidades, também organizaram a circulação e agilizaram o acesso à Avenida Prestes Maia.
– A rua Manoel Francisco Mendes tem agora sentido único da rua Primo Bertuzzi até a rua Pontal. Foi proibido o tráfego de ônibus e caminhões na rua Manoel Francisco Mendes no sentido Marginal do Piçarrão para a Rua Pontal.