No dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor, um profissional cujo papel está muito além da transmissão de informações. O professor transforma a informação em conhecimento e tem como responsabilidade construir uma educação cidadã para as futuras gerações da sociedade.
O presidente do Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Cláudio Jorge, é professor há 29 anos, e escolheu a profissão pela admiração que teve por alguns professores e pela facilidade que sentia em ensinar. Para ele, o professor precisa exercer a cidadania de forma plena e estar atento aos fatos presentes, formando opinião sobre os acontecimentos sociais do dia a dia, e sempre que possível, promover debates interdisciplinares.
O dia do professor começou em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), quando D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
O Direito à educação faz parte de um conjunto de direitos chamados direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil, o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 prevê que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Por: Mariana Dorigatti