A pessoa LGBTIA+ negra além de ter sua capacidade intelectual desvalorizada, também sofre demasiadamente com agressões e piadas. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Não só no mês do orgulho, promover um ambiente seguro e acolhedor para pessoas LGBTIA+ é de extrema importância e urgência, além é claro, de oferecer oportunidades de trabalho e fomentar a inclusão e permanência de colaboradores deste grupo minorizado. Ao falar sobre LGBTIA+, muitas pessoas esquecem que a negritude tem um espaço minorizado também nesta realidade. Para muitas pessoas negras da comunidade LGBTIA+ a invisibilidade para o indivíduo é sentida, principalmente no mercado de trabalho
A pessoa LGBTIA+ negra além de ter sua capacidade intelectual desvalorizada, também sofre demasiadamente com agressões e piadas. A preocupação com a pauta deve levar em conta as demais especificidades desta população. Equidade racial e diversidade são pilares que precisam andar juntos.
De acordo com a Pesquisa inédita realizada pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTIA+ com 100 empresas que atuam no país certificou 38 delas como Melhores Lugares para pessoas LGBTIA+ Trabalharem, entre elas estão as empresas associadas ao Mover. Movimento pela Equidade Racial que tem o propósito de promover ações de diversidade, equidade e inclusão que contribuam para reduzir a desigualdade e combater o racismo estrutural no mercado de trabalho no Brasil. Esse trabalho conjunto inclui o compartilhamento de boas práticas e a aceleração dos processos de diversidade, equidade e inclusão já em curso nas próprias organizações.
Confira as principais iniciativas da Alcoa, Gerdau, 3M no Brasil e Mondelez Brasil:
Alcoa
Uma das três maiores empresas de alumínio do mundo, a Alcoa é uma das empresas signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LGBTIA+, o que demonstra seu comprometimento público em respeitar e promover os direitos LGBTIA+ no ambiente empresarial. Além disso, conta com um Grupo de inclusão EAGLE (Rede de colaboradores LGBTIA+) e com um Comitê Regional de Inclusão e Diversidade, que promove a cultura de respeito e valorização da diversidade, com base na boa governança, engajamento e protagonismo dos colaboradores e colaboradoras, e acompanha o desenvolvimento das estratégias de D&I, reforçando o compromisso da liderança da empresa.
Além disso, promove encontros, webinars e rodas de conversas frequentes com colaboradores sobre diferentes temas relacionado à comunidade LGBTIA+ (Dia da Visibilidade Trans, Dia Internacional contra a Homofobia, Dia da Visibilidade Lésbica, Mês do Orgulho LGBTQIA+ etc.), fomentando a educação e o letramento das pessoas para a diminuição de preconceito e quebra de estereótipos, segue um calendário específico de datas comemorativas. Mantém políticas formalizadas de Direitos Humanos e de oportunidades igualitárias para recrutamento, além de um Código de Conduta aplicável a todas as pessoas (colaboradores próprios e terceiros), com menção direta às questões de orientação sexual e identidade de gênero e possui um canal confidencial para denúncias, incluindo sobre assuntos relacionados aos grupos sub-representados, como a comunidade LGBTQIA+.
Gerdau
Maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, a Gerdau conta com um Grupo de Afinidade, atuante desde 2020, oferece benefícios relacionados à parentalidade também para casais homoafetivos e possibilita a alteração de nome social nos sistemas internos, como e-mail, crachá e outros).
Entre outras ações realizadas, conta com banco de talentos LGBTIA+ com book de apoio para líderes e RHs, realiza campanhas de comunicação interna, módulo de capacitação de aprendizagem sobre o tema LGBTIA+ que, inclusive, é aberto para todos os públicos e programa de Apoio e Acolhimento com serviço psicossocial e jurídico de temas LGBTIA+ para colaboradores e familiares.
3M no Brasil
Desde 2016 a 3M Brasil, companhia de tecnologia diversificada, é signatária dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTIA+. Em 2022 a 3M apoiou a Parada LGBTIA+ de Campinas (SP,) com patrocínio e incentivo para que seus funcionários e colaboradores participassem do evento.
Ainda em 2016 criou o grupo de afinidade LGBTIA+, formado por dezenas de aliados internos, entre funcionários e colaboradores, que têm como objetivo apoiar a diversidade, melhorar as relações humanas e educar o público interno para criar um ambiente inclusivo, respeitoso, seguro, saudável e com oportunidades para todos. Entre outras ações: possui um programa para recrutar de forma mais plural, crriação de políticas internas que apoiam o uso do nome social, direitos de união civil e adoção de filhos por casais do mesmo gênero que adotam ou obtêm a guarda judicial de criança ou adolescente, com aplicação de 120 dias de licença maternidade; qdaptação de banheiros unissex; reuniões mensais de grupo e apoio da alta liderança; e oferece canal de denúncia interno para que todos os funcionários e colaboradores possam se manifestar e se sentir protegidos e apoiados.
Mondelez Brasil
Com olhar especial para a comunidade Trans, a Mondelez Brasil, fabricante de chocolates, conta com benefícios como reembolso de 100% para hormonização, cobertura de processo de transexualização por plano de saúde da empresa e amparo jurídico na retificação de nome em documentos.
A companhia também realizou um censo interno e constatou que há 7,4% dos colaboradores autodeclaração LGBTQIA+, a pesquisa teve participação expressiva de 80% dos colaboradores, dado que reforça o engajamento das equipes e fortalece o apoio e incentivo da companhia. Além disso, promove outras iniciativas, tais como por exemplo: rodas de conversa com palestrantes e colegas, membros da comunidade, para ampliação do tema e construção do ideal de valorização da diversidade entre colegas; políticas de tolerância zero contra qualquer tipo de discriminação, incluindo canais de denúncia e amparo jurídico; treinamento de fornecedores e parceiros, e construção de materiais de apoio para conscientização de colegas, com direito a correção de termos inadequados, cultura LGBTIA+.