Por Rychard Curcovezki
Um dos sonhos do brasileiro, além de ter a casa própria, é sem dúvida ter um negócio, um comércio, e com isso poder ser chefe de si mesmo. Esse desejo faz com que nosso país seja um dos mais empreendedores do mundo, tanto que o número de empresas abertas no Brasil cresce a cada ano. Por outro lado, parte dessas empresas fecha as portas ainda no primeiro ano de atividade, de acordo com dados do Sebrae-SP. Só para se ter uma ideia, 27% das micro e pequenas empresas paulistas encerram as operações antes de 12 meses de mercado.
Isso demonstra que o sonho pode estar sendo conduzido de maneira errada. Normalmente, são poucos os empreendedores que se dedicam a ir a fundo às pesquisas necessárias para aumentar as chances de um novo negócio ser um sucesso. Trata-se de um intenso trabalho, que envolve um belo planejamento estratégico bem estruturado:
Neste processo é muito importante considerar os seguintes aspectos:
1) Definição do negócio, missão e visão;
2) Análise de ambiente interno e externo;
3) Formulação de estratégias;
4) Implementação e controle dos projetos definidos. Nesta ocasião temos o Plano de Negócios estruturado.
Caso algum dos pontos desse planejamento for esquecido, com certeza fará diferença no decorrer das atividades, podendo prejudicar o bom andamento dos negócios.
É por isso que muitos empresários estão optando por um tipo de negócio que já contempla todo esse planejamento, além de oferecer garantias de rentabilidade: o Franchising. De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias abertas no Brasil está em amplo crescimento. O índice de aumento registrado em 2009 em relação ao ano anterior foi de 15%, dado que representou um faturamento de R$ 63 bilhões.
Esse resultado demonstra que cada vez mais os brasileiros estão descobrindo as vantagens de investir em um negócio sólido como são as franquias. Principalmente para quem quer aplicar um dinheiro, mas não tem muita experiência com os trâmites necessários para iniciar um comércio de produtos ou serviços, o franchising pode ser uma solução.
Há ainda uma série de outras vantagens que podem tornar a franquia a opção mais acertada para quem deseja iniciar um negócio próprio com o máximo de garantias de êxito.
1- Marca: O futuro empresário terá a tranquilidade de investir seu dinheiro em uma marca consolidada no mercado. Além disso, o fato de o negócio já ter sido testado e aprovado, traz maior segurança para quem está se lançando no mundo do empreendedorismo.
2- Assessoria: Cabe ao franqueador oferecer ao empresário todo suporte desde a avaliação do ponto comercial, a implantação da empresa, seu lançamento, sua condução e no desenvolvimento contínuo da marca. Isso tudo é fundamental para diminuir os riscos envolvidos nos novos negócios.
3- Treinamento: No caso das franquias que requerem contratação de pessoal, o franqueador é responsável por treinar e auxiliar o franqueado na escolha dos funcionários. Esse trabalho garante a qualidade dos serviços e mantém o padrão utilizado em todas as unidades de uma rede de franquias, sempre com o objetivo de oferecer ao cliente o melhor atendimento.
4- Recursos: O apoio de um franqueador pode ser decisivo também para o empresário que necessita buscar recursos em bancos para financiar o negócio. Os estabalecimentos bancários sempre exigem o máximo de garantias para liberar o dinheiro solicitado, e o aval de um franqueador é muito importante para que haja a liberação da verba.
5- Suporte: O franqueador acompanha dia a dia o desempenho da loja do franqueado. O objetivo é sempre estar alinhado com os resultados das lojas e desenvolver trabalhos que possam potencializar ainda mais as vendas do varejo. Com isso, o empresário percebe que não está sozinho e que há todo um suporte à sua disposição a fim de aumentar a rentabilidade do negócio.