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sábado, setembro 21, 2024

Procon Campinas: 40% das denúncias são registradas pelo celular

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Aplicativo de celular facilita envio de denúncias
Aplicativo de celular facilita envio de denúncias

Das 128 denúncias de violações aos direitos do consumidor registradas no Procon de Campinas entre os dias 15 de novembro de 2015 e 16 de fevereiro de 2016, 52 (cerca de 40%) foram comunicadas por meio do Procon Cidadão, aplicativo de celular desenvolvido com o objetivo de facilitar o contato entre o cidadão e o órgão de defesa do consumidor.

O aplicativo permite que denúncias de irregularidades sejam feitas em tempo real, com a possibilidade de envio de fotos e vídeos do produto ou serviço reclamado. Após a denúncia, uma equipe de fiscalização é acionada para ir ao local verificar o fato. Uma vez feita a fiscalização e comprovada a irregularidade, um procedimento é aberto para responsabilização e autuação da empresa. A cada denúncia, o responsável recebe uma mensagem virtual informando o resultado da fiscalização. As denúncias podem ser anônimas ou com identificação do autor.

O aplicativo permite também ao consumidor fazer consultas e visualizar informações.

Possui, ainda, uma sessão em que é possível acessar informações sobre todos os postos de atendimento do Procon. 

Como baixar

Com mais de 100 downloads feitos até o momento, o aplicativo tem 3,74 MB de memória e está disponível gratuitamente no Google Play. Para baixá-lo, basta procurar pelo título ‘Procon Campinas’.

O aplicativo é fruto de uma parceria entre a Ima (Informática de Municípios Associados) e a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, à qual o Departamento de Defesa do Consumidor está vinculado.

Denúncias

Devido à agilidade da ferramenta para transmitir informações em tempo real, o aplicativo é indicado principalmente para denunciar situações em que o fornecedor de produtos ou serviços impõe restrições à aquisição do produto como, por exemplo, venda casada (condicionar a venda à compra de outro produto ou serviço); limitação de quantidade (negar a venda de produtos em estoque ou limitar a quantidade dos produtos/serviços); enviar algo não solicitado pelo consumidor; limitação de venda de determinados produtos em cartão de crédito (se a empresa aceita cartão de crédito, o procedimento é válido para todos os produtos); diferenciação de preço (o preço anunciado deve ser o mesmo no ato do pagamento).

Outra situação em que o aplicativo se mostra bastante útil é com relação a filas de banco. A legislação municipal determina que sejam oferecidos, junto aos caixas, senhas ou bilhetes contendo impressos os horários de recebimento e de atendimento, bem como que o atendimento seja organizado de maneira que o consumidor aguarde sentado e seja chamado na sequência, conforme a numeração de sua senha ou bilhete.

 Isso quer dizer que todo consumidor dentro de uma agência bancária, em Campinas, tem direito a uma senha comum ou preferencial, conforme o caso, e a ser atendido no prazo máximo de 15 minutos em dias normais, 25 minutos às vésperas e após os feriados prolongados; e 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, não podendo ultrapassar esse prazo em hipótese alguma.

Atendimento

Além do aplicativo para celular, em 2015, foi lançado também o Procon Digital, sistema que permite que todo o trâmite dentro do órgão seja feito pela plataforma digital, desde a reclamação inicial, com a assinatura virtual do cidadão, até a resposta da empresa reclamada e a anexação de documentos.

O consumidor em Campinas conta, ainda, com seis unidades fixas e outros dez pontos móveis para atendimento do Procon espalhados por toda a cidade.

 

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