
A deputada estadual Professora Bebel (PT) protocolou nesta segunda (7/6) representação (em anexo), na Procuradoria Geral de Justiça do Estado de SP, com pedido de urgência para a entrega do medicamento de alto custo Somatropina que está em falta em Campinas desde o início de maio deste ano, sem qualquer previsão de compra.
A Somatropina é um medicamento utilizado no tratamento de pessoas que possuem deficiência na produção de hormônio do crescimento e sua falta tem afetado, especialmente, o tratamento de crianças e adolescentes.
“O paciente que permanece por 30 dias ou mais sem utilizar o fármaco enfrenta a calcificação das cartilagens ósseas, causando perda do crescimento adequado”, afirma Professora Bebel na representação. E acrescenta: “O caso é ainda mais grave para pacientes com 12 anos ou mais, porque, quando se atinge essa idade, se houver essa calcificação, dificilmente haverá resposta novamente ao tratamento”.
Sendo assim, a deputada solicita à Justiça todas as medidas cabíveis para que o fornecimento da Somatropina seja restabelecido nas farmácias de alto custo do Estado de São Paulo no Município de Campinas, inclusive com o ajuizamento de ação civil pública com pedido de medida liminar.




