Os netbooks são versões mais simples dos tradicionais notebooks, mas sem gravadores de mídia, e complementam o uso das novas lousas digitais.
Dando continuidade ao processo de implantação de novas tecnologias digitais, cada uma das 12 unidades que oferecem turmas de Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal da Prefeitura de Nova Odessa já conta desde maio, experimentalmente, com um conjunto de 32 netbooks cedidos pela empresa Novo Educação – a mesma que fornece a nova plataforma digital Creator4All, já utilizada pelas crianças desde o final do ano passado.
Os netbooks são versões mais simples dos tradicionais notebooks, mas sem gravadores de mídia, e complementam o uso das novas lousas digitais. A Secretaria de Educação avalia, inclusive, a compra definitiva deste tipo de equipamento, para complementar o uso da plataforma online e das lousas digitais já adquiridas.
“Para quem estudou tanto tempo atrás quanto eu, as aulas com as lousas digitais, com os alunos acompanhando pelos netbooks e usando o aplicativo online, parece algo do futuro, da ficção científica. Mas essa está se tornando pouco a pouco a realidade em Nova Odessa, graças ao nosso esforço em modernizar a Educação com novas tecnologias. Assim nossos professores e alunos vão atingir níveis cada vez melhores. Não é um gasto, é um investimento no futuro das nossas crianças”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.
“São investimentos graduais do prefeito Leitinho para melhorar as condições de trabalho e o Ensino utilizando as novas tecnologias, tanto agora quanto no futuro. Nossa ideia é adotarmos tudo em dois anos, trabalharmos por dois anos e, ao final desse programa de quatro anos, os alunos vão estar falando melhor, lendo melhor, aprendendo melhor – prontos para o futuro digital”, acrescentou o secretário de Educação, José Jorge Teixeira.
NETBOOKS
Alguns destes “laboratórios móveis” experimentais contam até com carrinhos para o transporte dos netbooks, que atendem a uma classe por vez e permitem a aplicação, em sala, de aulas especialmente concebidas dentro do aplicativo Creator4All. As aulas utilizam também as novas lousas digitais adquiridas pela Prefeitura (60 instaladas, mais 30 em fase de instalação).
“Isso possibilita a utilização em sala de aula das diversas facilidades da plataforma, inclusive nas avaliações diagnósticas, que permitem apontar onde estão as maiores dificuldades de aprendizagem para montarmos planos de ação em cima disso”, explicou Ana Rita Bittencourt, diretora de Gestão Pedagógica da Rede Municipal.
Assim como as lousas, os netbooks são conectados à internet via redes wi-fi instaladas também neste ano em todas as unidades da Rede Municipal pela Prefeitura, e permitem o uso também de outros “programas” além do Creator4All – sempre sobre supervisão dos professores e dos monitores da Novo Educação, que oferecem suporte técnico aos educadores.
Quando o professor quer utilizar os netbooks em conjunto com as lousas digitais, basta agendar junto à Coordenação da unidade. “O próprio professor hoje está capacitado para criar essas aulas digitais, com ou sem o uso complementar dos netbooks. Essas aulas podem, inclusive, ser enviadas via plataforma para a criança, que tem acesso de onde estiver, até no próprio celular”, acrescentou a diretora.
O primeiro contato dos alunos com o novo equipamento individual, em maio, foi breve. Em seguida, a Secretaria de Educação utilizou os netbooks para uma primeira avaliação diagnóstica em rede. Passaram pela avaliação cerca de 3.000 alunos do 1º ao 5º ano das 12 EMEFs. O resultado foi compilado pela equipe técnica da pasta e gerou os subsídios para a elaboração do “Projeto de Recomposição da Aprendizagem”.