23.9 C
Campinas
domingo, fevereiro 8, 2026
spot_img

Campinas abriga as filmagens do drama policial O AR QUE A GENTE RESPIRA

Data:

Sob a direção de Rafael Santin, da Santin Filmes, cenas do longa-metragem independente serão rodadas até o próximo sábado (17/9) em diversos pontos da cidade. Elenco conta com 50 atores.

 

 

 

Campinas tem respirado a essência misteriosa, ofegante e de intrigas dos bons dramas policiais. Justificável: a cidade abriga, até o próximo sábado (17/9), as filmagens do longa-metragem independente O AR QUE A GENTE RESPIRA, da Santin Filmes, com direção e roteiro do cineasta campineiro Rafael Santin e produção de Lu Chagas.

O longa-metragem, em processo de pré-produção desde 2019, nasceu do fascínio de Santin pelos dramas de Michael Mann e John Cassavetes em um paralelo com personagens densos e psicológicos de clássicos da Sétima Arte, entre os quais os de Era uma vez no Oeste (1968), Os Implacáveis (1972) e À Prova da Morte (2007).

Na mesma sintonia, O AR QUE A GENTE RESPIRA traz à tona um dilema cruel: valores pessoais e profissionais colocados à prova durante a investigação de um assassinato. “Com a suspeita de novos homicídios, surge uma corrida contra o tempo para descobrir quem são os culpados do crime. Observar o ser humano nesse contexto violento é uma necessidade que precisa ser explorada. Os limites que os personagens vivem nessa trama expõem uma realidade que muitas vezes as pessoas não querem discutir. Afinal, o certo e o errado perdem o significado quando os valores são questionados”, provoca o diretor.

Para ambientar o drama policial, a produção escolheu a dedo pontos distintos da cidade, entre os quais o Largo do Café (Taquaral), o Colégio Pe. Júlio Chevalier (Vila Industrial), a Capela São Roque (Vila Industrial), um bar no Jardim Flamboyant, estradas da região do Distrito de Sousas, ruas dos bairros Monte Cristo e Jardim Miranda, prédios do Centro, além de um haras localizado no Distrito de Joaquim Egídio, um Laboratório de Química da Unicamp e a fachada histórica da Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, na Avenida Andrade Neves.

Sobre a escolha do elenco, composto por aproximadamente 50 artistas, há um intercâmbio entre atores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), como Priscila Junqueira, Douglas Chaves, Vic Vergamini, Nic Nilson e Ronaldo Santiago, e do cenário nacional, com destaque a Pedro Pauleey, Adriano Arbool, Carol Hubner, Alexandre Sean e Clovys Torres.

Que tal alguns spoilers sobre a trama? O ator Pedro Pauleey, intérprete do policial Adoniran, começa com alguns. “Por ser leal e focado no trabalho, o Adoniran não quer se prejudicar, nem que o mesmo aconteça com o seu parceiro de trabalho. Contudo, eles estão vivendo um turbilhão de acontecimentos que os deixam cada vez mais encurralados. Ele tem a esperança de que tudo se resolva, mas há muitas intrigas envolvendo os crimes. Há um grande clima de tensão, tudo é trabalhado no limite e ele se vê com a corda no pescoço”, revela o ator.

Nesse mesmo contexto, a atriz Carol Hubner, que vive a policial Cal, afirma que sua personagem representa a força feminina e a idoneidade. “Ela acredita e defende o órgão em que trabalha e, por conta disso, ser investigadora da Polícia Civil não é apenas um trabalho, é a sua missão de vida. Descobrir a verdade, manter a ordem em sua cidade e colocar os corruptos na cadeia se tornam o seu objetivo de vida”, destaca a atriz.

Com parte do orçamento contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do edital Expresso Direto – Artes Visuais, O AR QUE A GENTE RESPIRA conta com apoio de diversos empresários da região. “Fazer cinema independente é um grande desafio, mas, como dizia Cacá Diegues, um dos maiores nomes do cinema nacional: ‘quando faltam recursos financeiros, a criatividade precisa estar aflorada para conseguir realizar a produção de uma obra’, e essa é a mais pura verdade. O nosso filme não foge à regra! Aqui temos muita garra, coragem, criatividade, reinvenção e parcerias”, destaca a produtora Lu Chagas.

Para a produtora executiva Janice Castro, da Diálogo Produções, iniciativas como a de O AR QUE A GENTE RESPIRA fortalecem diretamente o cinema independente no Estado de São Paulo. “O futuro do audiovisual no estado é promissor. Existem muitos talentos espalhados pelo interior e uma gama de filmes diversos e criativos sendo produzidos. Tanto que foi criado um coletivo com mais de 50 cidades do interior de São Paulo: o Icine, que, por meio da troca constante de informações, visa alavancar o nosso audiovisual”, conta Janice.

 

A fotografia

A fotografia do longa é assinada pelo experiente diretor Isiel Miranda, que destaca alguns pontos do seu trabalho, entre os quais a relação dos contrastes. “Em muitas cenas, a carga emotiva é forte e temos um suspense entre o bem e o mal. Sendo assim, trabalhamos em ambientes mais escuros (noturnos e internos) ou ainda com o rosto dos personagens em um misto de escuro e claro”, conta Isiel.

Os jogos de enquadramentos, destaca Miranda, vêm consolidar a emoção e o sentimento que as cenas pedem, propondo diversos climas e tensões ao longa. “Temos planos fixos e longos (criando a sensação de expectativa), planos-sequência em que vemos os personagens indo de um lugar para o outro, trazendo ao espectador a interação e o entendimento de que a vida está se movendo. Há ainda momentos com muitos conflitos em que utilizamos o recurso da câmera na mão para que o espectador se sinta mais dentro da cena e entenda a dimensão da situação.”

 

Efeitos práticos

Um dos destaques do longa são os efeitos práticos utilizados nas cenas. Israel Massei, o responsável, destaca os principais: réplicas de armas de fogo preparadas para simular disparos reais, efeitos de tiros em objetos (realizados com pequenos dispositivos pirotécnicos e munições de efeito disparadas pelo técnico de efeitos), tiros em corpo acionados via rádio, réplicas de objetos que foram quebrados em cena e próteses que simulam ferimentos.

“Todos esses efeitos garantem mais realismo ao espectador e auxiliam os atores em cena, que podem contracenar e reagir com os próprios efeitos. Isso seria impossível de se conseguir apenas na pós-produção. Desde o primeiro contato com a direção e a produção do filme, tive total liberdade para participar, opinar e sugerir o melhor em efeitos para essas cenas”, destaca Israel.

 

A trama

A investigação de um assassinato em uma pequena cidade põe a polícia local numa corrida para descobrir o culpado do crime. Falhas nos processos da corporação comprometem a integridade das ações desse grupo, que se torna alvo da Corregedoria.

Adoniran, de investigador a suspeito, precisa defender a própria vida e provar sua inocência. Em compensação, Saulo é o agente da Corregedoria destacado para apurar a conduta funcional da delegacia. De volta à sua cidade natal, conquista aliados, apesar da rejeição de alguns, e ainda terá de lidar com antigos traumas.

O cenário é de grande tensão. Valores pessoais e profissionais são postos à prova em busca da verdade.

 

O Cineasta

Rafael Santin é ator formado pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Também é psicólogo.

Integrou o elenco da Cia. Bacante de Teatro e da Cia. CPFL de Teatro.

Com larga experiência no palco e em algumas produções cinematográficas. Foi sócio da Ethos Filmes, produtora de cinema independente, dirigindo o seu primeiro longa-metragem: Sobre Vidas (2018).

Em 2019, lançou uma nova produtora Independente, a Santin Filmes, produzindo o longa-metragem Sophia (2022).

Como cineasta, traz latente sua visão de psicólogo, com o olhar focado no comportamento humano, questionando a natureza da sociedade em que seus personagens estão inseridos. Dilemas que estão expostos em seus roteiros e longas-metragens SOPHIA e O AR QUE A GENTE RESPIRA (em produção).

No primeiro semestre de 2022, assinou o roteiro, a produção e a direção do piloto da série CORVOS (pós-produção).

 

A Produtora

Lu Chagas, além de atriz e artista da voz, circula por diversas áreas pertinentes à produção audiovisual.

No cinema independente, assina direção e assistência de arte, e figurino (CORVOS, SOPHIA, O Oposto Do Mal é o Belo, O PODER, Reality Show 365, THE WRITER, Pecado Vermelho, 4Quartos, RECORRÊNCIAS, A MAQUIADORA e Karsmênia – premiada no VIII FICC 2021 como MELHOR FIGURINO).

Produziu os curtas do gênero superação A MAQUIADORA e Recorrências, o suspense O ASSASSINO DO MINDINHO, o documentário PERTO DEMAIS, que trata do tema bullying, e o docArte THE ART & THE WAY, que acumula prêmios internacionais.

Os mais recentes trabalhos foram a produção do piloto da série CORVOS e o curta JANELAS DA PELE: Entre o Alzheimer e a Tatuagem.

Entre outras funções, em SOPHIA, CORVOS e CÂNDIDO, foi Diretora de Produção, cadeira que assume em O AR QUE A GENTE RESPIRA.

 

A Santin Filmes

Idealizada por Rafael Santin (ator, produtor, roteirista e diretor), a Santin Filmes traz em sua marca o estreito cuidado em produzir com qualidade e verdade. Tem sua estreia como produtora com o longa SOPHIA e o curta The Suitcase. Em 2021, coproduziu os curtas A MAQUIADORA, RECORRÊNCIAS e O ASSASSINO DO MINDINHO. Em 2022, assumiu a produção do piloto da série CORVOS (pós-produção) e do longa O AR QUE A GENTE RESPIRA.

 

Ficha Técnica | O AR QUE A GENTE RESPIRA

  • Direção e Roteiro: Rafael Santin
  • AD 1: Isa Cersosimo e Elnio Júnior
  • AD 2: Douglas Chaves
  • AD 3: João Bellotto e Erika Prado
  • Direção de Produção: Lu Chagas
  • Coordenação de Produção: Rafael Santin
  • Prod. de Elenco: Lu Chagas e Rafael Santin
  • Produção de Figuração: Lu Chagas e Erika Prado
  • Ass. Produção: Darla Ferreira, Bia Chagas, Iêda Gomes e Érika Prado
  • Ass. Set: Bia Chagas, João Bellotto e Douglas Chaves
  • Diretor de Fotografia: Isiel Miranda
  • Direção de Arte: Luísa Lima
  • Cenografia: Caio Magalhães
  • Ass. Arte: Lola Silva
  • Figurinos: Lu Chagas
  • Make e Hair: Kelly Macedo
  • AC 1: John Miller
  • AC 2: Pedro de Moraes
  • Ass. Figurino: Paula Dutra e Ieda Gomes
  • Ass. de Make & Hair: Jheny Martins
  • Som Direto: Rogerio Villanova
  • Téc. de Som: Diego Freitas e Pedro Sipriano
  • Ass. de Som: Talles Rodrigues
  • Trilha Sonora, Sound Design e Mixagem: Adriano Alcântara, A3pS, MPSE
  • Estúdio de Pós-Produção de Som: Studio Camino Recording
  • Eletricista: Jânio Martins e Carlos Vinícius
  • Ass. Elétrica 2: Pablo Nuñez, Pedro Franceschi e Washington Luis
  • Ass. Elétrica 3: Leo Malavazzi e Luiz Daniel
  • Drone: Gustavo Oliveira e Ângelo Miranda (Drooner)
  • Making Of: Letícia Palhão, Matheus Gomide, Gabi Talamonte e Luiz Daniel
  • Efeitos Práticos: Israel Massei
  • Adereços de Efeitos: Victor Akkas
  • Ass. Jurídica: Vinicius Guimarães
  • Ass. Contábil: Fatima Mezzano
  • Ass. de Imprensa: Tiago Gonçalves
  • Designer Gráfico: Jackson Thomaz
  • Prod. Executiva: Janice Castro, Lu Chagas e Rafael Santin
  • Ass. Produção Executiva: Marisa Leite
  • Produção: Santin Filmes e Lu Chagas Produz
  • Coprodução: Diálogos Produções, Pastronicc e Studio Camino Recording

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

My Chemical Romance volta ao Brasil e prova que o emo atravessou gerações

Shows no Allianz reúnem fãs antigos e jovens que...

Começa o Carnaval de rua em Campinas com blocos espalhados por oito regiões da cidade

Desfiles e apresentações acontecem já neste fim de semana...

Samira Chamma lança álbum “Estou Viva” em show intimista na Rabeca Cultural em Sousas

Cantora paulistana se apresenta em Campinas no dia 31...

Jazz de Nova York desembarca em Sousas com Hillai Govreen Trio na Rabeca Cultural

Clarinetista e saxofonista apresenta repertório autoral e clássicos do...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade