O Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, coloca à disposição dos produtores paulistas um laboratório de Acarologia, que realizará análises de produtos para exportação e também atenderá na identificação de ácaros, provocadores de pragas e doenças, que atacam as plantações. O laboratório será inaugurado nesta segunda-feira (30/11), a partir das 10h30, na sede do Instituto Biológico, em Campinas.
Para as duas primeiras espécies, pesquisadores do Instituto, em parceria com Ministério da Agricultura e Embrapa Roraima, têm realizado ações visando à contenção e controle das pragas na região onde elas já estão presentes (Roraima). “Caso essas espécies se disseminem pelo país, podem causar prejuízos econômicos imensos à produção de coco, ele chega a reduzir a produção em 50%”, afirma Batista. Além das espécies novas, diversos ácaros fitófagos, como o da leprose dos citros causa gastos anuais de US$ 60 a 100 milhões apenas com a aplicação de acaricidas para o seu controle.
Para esses ácaros-praga, os pesquisadores do Instituto Biológico têm concentrado esforços para solucionar ou minimizar os problemas causados, desenvolvendo pesquisas com o uso de inimigos naturais, como ácaros predadores da família Phytoseiidae. Além disso, os pesquisadores têm realizado um número considerável de palestras e cursos de treinamento sobre identificação e manejo de ácaros no Estado de São Paulo e outros Estados do país.
Serviço:
Dia 30 de novembro às 10h30
Instituto Biológico – laboratório de Acarologia
Rodovia Heitor Penteado, km 3 – Campinas/SP




