Em mais uma etapa do projeto BRT Arte, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Terminal BRT Campos Elíseos está recebendo novas cores, com trabalhos realizados pelos artistas muralistas Alexandre Filiage e José Flávio Audi. Quem passou pelo local desde quarta-feira, dia 24 de julho, pôde conferir os artistas atuando nos muros externos do terminal.
Os artistas, que moram em Campinas, já compartilharam com a população outras artes pela metrópole. “Fazer trabalhos voltados ao público é muito importante, porque tem esta visão de que você está fazendo um trabalho para pessoas que estão passando todos os dias aqui, que vão para o trabalho, e é uma forma de interferência no cotidiano dessas pessoas. Principalmente as pessoas que usam o BRT”, avalia Filiage.
Quem vai ao terminal já pode ver um painel disponível em rampa de acesso ao local, além de uma mandala em muro externo, no acesso da avenida das Amoreiras à rua Bragança Paulista, ambas artes de Audi. “É uma forma democrática de exibir a arte, tanto para o passageiro do ônibus, quanto para o vizinho daqui, para as pessoas que estão transitando. Acho que esta é a função da arte de rua”, analisa.
Em muro externo na rua Bragança Paulista, também é possível ver artes de Filiage, que retratam uma onça pintada e um rosto indígena.
O projeto BRT Arte alia a arte urbana à manutenção preventiva de equipamentos públicos, e já levou o trabalho de diversos artistas a muros que integram o contexto das obras do BRT. Entre eles, o viaduto da avenida Transamazônica, que recebeu intervenção artística com cerca de 50 artistas, em abril.