O estado já possui um nome bem sugestivo: Espírito Santo. Situado na privilegiada costa do sudeste brasileiro, o território capixaba oferece passeios inesquecíveis por belezas e riquezas que ninguém pode duvidar serem abençoadas. A partir da capital, Vitória, um mundo de possibilidades surge diante dos olhos de quem busca praias paradisíacas, Mata Atlântica, lagos, parques e patrimônio histórico. A Rota do Verde e das Águas possibilita ao turista conhecer belas praias e a história de muitos municípios.
A 50 km da capital está Aracruz, que abriga reservas das tribos Tupiniquim e Guarani. O município também é referência internacional em produção de celulose. Linhares, o “Paraíso das Águas”, possui 25% das reservas de Mata Atlântica do estado, sem contar 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre do Sudeste. A principal é a Juparanã, com 38 km de extensão. A lagoa é o principal cartão-postal de Linhares. No local, é possível contemplar um lindo pôr-do-sol, passear de barco e praticar esportes náuticos. Juparanã é a segunda maior lagoa brasileira em volume de água e 40 praias para se conhecer.
Logo ali, em Regência, também é desenvolvido o Projeto Tamar, que cuida da proteção das tartarugas marinhas. Também na rota está o município de São Mateus, dono de um rico patrimônio histórico e cultural, incluindo um porto e 32 sobrados coloniais dos séculos XVII e XVIII. Ali está um dos mais bonitos balneários do estado, o Balneário de Guriri. No seu litoral está a Ilha de Guriri, ligada ao continente por uma ponte sobre o Rio Mariricu, principal ponto de badalação.
Nas proximidades também está Conceição da Barra, capital capixaba do forró. A cidade é cheia de dunas e praias com piscinas na baixa maré. O lugar abriga paisagens inesquecíveis, como o Parque Nacional de Itaúnas, patrimônio da humanidade.
81 motivos para viajar pelo Brasil – Esses passeios fazem parte do roteiro Rota do Verde e das Águas, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.