A avenida Lix da Cunha, uma das mais importantes da cidade, começou a receber recapeamento na manhã de terça-feira, 15 de abril, por meio da Secretaria de Serviços Públicos. A via liga o Centro de Campinas a diversos bairros da cidade e à rodovia Anhanguera, próximo ao Jardim Eulina. A obra será feita em 7 km de extensão nas faixas de ônibus, somando os dois lados da pista. A previsão é de que seja concluída em cerca de 60 dias.
Além das faixas de ônibus, também serão recapeados trechos da via que estão mais desgastados. Antes da aplicação de massa asfáltica é feita a fresagem, que consiste na retirada da camada superficial do asfalto. Depois, é feita a aplicação e a compactação de massa asfáltica e o pavimento fica renovado. O investimento é de R$ 4 milhões.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que o recapeamento é importante porque é a recomposição do pavimento existente. “Com o recapeamento, o pavimento fica protegido, porque tem essa nova capa. A validade de vida útil do asfalto é ampliada”, explica o secretário.

O asfalto se desgasta por diversos fatores, como fim do prazo de vida útil do material, condições climáticas; principalmente períodos de chuva e calor; atrito e peso de veículos, entre outros.
O engenheiro civil da Secretaria de Serviços Públicos, Horácio Garcia, conta que a previsão é utilizar cerca de 5, 5 mil toneladas de massa asfáltica.
A avenida Lix da Cunha está sendo sinalizada gradativamente nos pontos onde os serviços estão sendo executados. Não há interdição da via.