21.9 C
Campinas
domingo, agosto 3, 2025

Moraes rebate sanções dos EUA: “Acham que estão lidando com milicianos, mas estão falando com ministros da Suprema Corte”

Data:

Ministro do STF afirma que não irá se curvar a pressões internacionais e seguirá conduzindo os processos sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro

Por Redação Jornal Local | Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu com firmeza, nesta sexta-feira (1º), às sanções impostas contra ele pelo governo dos Estados Unidos. Durante a abertura do segundo semestre do Judiciário, Moraes afirmou que o STF não irá se “envergar a ameaças covardes e infrutíferas” e garantiu que os julgamentos seguirão normalmente, ignorando o gesto norte-americano.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

“Este relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada”, declarou.

Sanções ignoradas, processos mantidos

Essa foi a primeira manifestação pública do ministro após ser incluído na lista da Lei Magnitsky, mecanismo adotado pelos EUA para punir autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos. Moraes foi alvo de sanções unilaterais, criticadas por diversos juristas e autoridades brasileiras como uma tentativa de interferência em assuntos internos do Brasil.

“Acham que estão lidando com pessoas da laia deles. Acham que estão falando também com milicianos. Mas não estão, estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira”, disse Moraes, em tom duro.

Julgamentos do 8 de janeiro seguem no segundo semestre

O ministro aproveitou a cerimônia de abertura para reafirmar o compromisso do STF com o julgamento dos quatro núcleos das ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, articulada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Não é possível pressões, coações, no sentido de querer obter, repito, entre aspas, um espúrio arquivamento imediato dessas ações penais sob pena de se prejudicar a economia brasileira, o sustento das pessoas, o trabalho dos brasileiros e das brasileiras”, enfatizou.

Tentativas de obstrução com apoio estrangeiro

Moraes alertou que há uma articulação para favorecer réus ligados à tentativa de golpe por meio de pressão externa: “Essas tentativas de obstrução à Justiça são feitas por brasileiros que se dizem patriotas, mas atuam a serviço de interesses estrangeiros”.

Segundo ele, os ataques visam afastar ministros do STF para garantir impunidade a quem “se acha acima da Constituição, da Lei e das Instituições”.

Solidariedade institucional

Durante a cerimônia, Moraes foi publicamente apoiado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e pelo decano Gilmar Mendes. Ambos repudiaram as sanções e reiteraram a independência do Judiciário brasileiro frente a pressões externas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Eduardo Bolsonaro entra em pânico após decisão de Moraes

Deputado licenciado reage com ataques nas redes à possibilidade...

Moraes determina que AGU acompanhe extradição de Carla Zambelli presa em Roma

Deputada do PL foi detida na Itália; governo brasileiro...

Haddad anuncia plano emergencial para proteger empregos e empresas após tarifaço dos EUA

Governo Lula prepara medidas para indústria, agro e exportadores;...

Juristas pedem ao STF responsabilização civil de Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções dos EUA

ABJD aponta deputado como colaborador de medidas que violam...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade