Zagueiro Wallace é apresentado após saída conturbada de Wanderson
A Ponte Preta apresentou na manhã desta quarta-feira (10), no CT do Jardim Eulina, o zagueiro Wallace Fortuna, de 31 anos, contratado para ocupar a vaga deixada por Wanderson — titular durante a campanha do título da Série C, mas que ajuizou ação trabalhista contra o clube antes da decisão contra o Londrina e deixou o elenco às vésperas da final.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Wallace chega com a missão de manter o desempenho defensivo que sustentou a retomada da Macaca na temporada. Ele disputou nove partidas pelo Atlético-GO neste ano, mas carrega no currículo uma trajetória marcada por passagens expressivas no exterior. Revelado pelo Tigres do Brasil, destacou-se cedo no Cruzeiro a ponto de ser convocado para a seleção brasileira sub-20 e disputar o Torneio de Toulon.

Da Toca da Raposa, transferiu-se em 2016 para o Mônaco. Foi rapidamente negociado com o Braga, em Portugal, etapa curta antes de seu ciclo mais consistente na Europa: quatro temporadas com a camisa da Lazio, somando 67 jogos. Seguiu para o futebol turco, onde atuou 48 vezes pelo Yeni Malatyaspor, e depois para o futebol chinês, defendendo o Wuhan Three Towns em 35 partidas. O defensor ainda vestiu a camisa do Al Ittihad, da Arábia Saudita, onde uma ruptura no ligamento cruzado anterior o tirou dos gramados por um ano.
De volta ao Brasil, teve participação limitada no Atlético-GO, mas diz chegar a Campinas motivado para retomar protagonismo. “Tive a oportunidade de vir para a Ponte Preta, um time de tradição. Espero ajudar a equipe a atingir todos os objetivos da temporada. Serei um jogador com muita vontade de vencer. Vamos lutar a cada duelo para conquistar o maior número de partidas. Agora temos um objetivo maior, que é a segunda divisão. Temos condições de deixar os torcedores bem contentes”, afirmou durante a apresentação.
Nos bastidores do clube, a contratação foi tratada como urgente. A saída litigiosa de Wanderson abriu um vazio técnico e emocional no elenco às portas da pré-temporada. A diretoria buscava um defensor experiente e com perfil de liderança para evitar instabilidade na defesa logo no início da campanha da Série B. A opção por Wallace, apesar do histórico recente de poucas partidas, pesou pela rodagem internacional e pela avaliação física positiva feita pelo departamento médico.
A diretoria também tenta evitar desgaste jurídico semelhante ao vivido com Wanderson. O clube monitora cláusulas contratuais e já trabalha para blindar o elenco, após ver um titular recorrer à Justiça justamente no momento decisivo da Série C.
Se quiser, preparo uma versão investigativa sobre a ação trabalhista de Wanderson, impactos financeiros para o clube e como isso influenciou a política de contratações da Ponte.




