22.9 C
Campinas
sexta-feira, janeiro 30, 2026
spot_img

Pesquisa aponta Lula na liderança para 2026 e vantagem numérica em todos os cenários de segundo turno

Data:

Levantamento mostra presidente à frente no primeiro turno e em empates técnicos nas simulações finais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira (29). O levantamento indica que Lula aparece à frente dos adversários no primeiro turno e mantém vantagem numérica em todos os cenários de segundo turno, apesar dos empates técnicos dentro da margem de erro.

Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp.

No primeiro turno, no cenário em que o senador Flávio Bolsonaro (PL) é o principal adversário, Lula registra 39,8% das intenções de voto, contra 33,1% do senador. Na sequência aparecem Ratinho Junior (PSD), com 6,5%, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,7%, Romeu Zema (Novo), com 2,8%, Renan Santos (Missão), com 1,5%, e Aldo Rebelo, com 1,1%. Brancos, nulos e eleitores que não souberam ou não responderam somam 11,5%.

Em outro cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula amplia a vantagem e aparece com 40,7% das intenções de voto. Tarcísio registra 27,5%. Ronaldo Caiado marca 6,6%, Romeu Zema alcança 4,4%, Renan Santos soma 2% e Aldo Rebelo, 1,4%. Neste recorte, brancos, nulos e indecisos chegam a 17,4%.

No segundo turno, a pesquisa aponta empates técnicos em todos os confrontos simulados, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Ainda assim, Lula aparece numericamente à frente. No cenário contra Ratinho Junior, o presidente tem 44,7% das intenções de voto, enquanto o governador do Paraná registra 38,9%. Outros 16,4% não escolheram nenhum dos dois candidatos ou não opinaram.

O levantamento ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Crédito: Por Sandra Venancio – Jornal Local

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula escolhe Miriam Belchior para comandar Casa Civil após saída de Rui Costa

Secretária-executiva assume ministério em abril com missão de manter...

Moraes nega encontro com dono do Banco Master e presidente do BRB e classifica informação como falsa

Ministro afirma que reunião citada por portal nunca ocorreu...

Lula confirma viagem a Washington para encontro com Trump em março

Presidente diz que reunião na Casa Branca busca normalizar...

Lula cobra apuração total do Banco Master e rejeita qualquer interferência política no caso

Planalto sustenta atuação técnica do Banco Central e da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade