Suplente ligado à Operação Sem Desconto quitou boleto em nome de Efraim Filho, que nega irregularidade

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras identificou que Erik Janson Marinho, investigado por suspeita de lavagem de dinheiro ligada a desvios no INSS, realizou o pagamento de um boleto de R$ 51 mil em nome do senador Efraim Filho (PL-PB). A movimentação foi considerada atípica e consta em análise financeira no âmbito de investigações em curso.
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>
Erik é segundo suplente do parlamentar e foi alvo da Polícia Federal em uma das fases da Operação Sem Desconto. Segundo o relatório, o pagamento faz parte de um conjunto de transações envolvendo terceiros monitoradas por órgãos de controle.
O documento do Coaf registra: “Identificamos a realização de pagamentos de boletos de cobrança em nome de terceiros. Por amostragem, demonstramos os principais sacados: 51.632,64, Efraim de Araújo Morais Filho”.
O senador não é investigado no caso, mas teve o nome citado por ter sido beneficiário da operação financeira. A relação entre o parlamentar e o investigado — que ocupa posição de suplência — é considerada um dos pontos sensíveis analisados pelas autoridades.
Procurado, Efraim Filho apresentou sua versão sobre o episódio. “Se trata de um boleto de um contrato privado meu. No dia do vencimento, eu não tinha o valor em conta. Pela nossa relação de suplente, perguntei se ele podia me ajudar a quitar o boleto, e ele disse que sim, e assim o fez”, afirmou.
Nos bastidores políticos, o caso ocorre em meio à recente mudança partidária do senador, que deixou o União Brasil para se filiar ao PL. A coincidência entre a revelação do relatório e o movimento político levanta questionamentos sobre possíveis desgastes e uso do episódio como instrumento de pressão em um cenário de rearranjos partidários.
As investigações seguem sob análise de órgãos de controle e podem aprofundar o rastreamento de vínculos financeiros entre agentes políticos e pessoas investigadas em esquemas envolvendo recursos públicos.




