Será nesta sexta-feira (19) a formatura de 800 beneficiários do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – 587 mulheres e 213 homens. Eles participaram de capacitação na área de turismo
A qualificação e a inserção profissional dos beneficiários do Programa Bolsa Família – do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – são prioridades estabelecidas pelo Governo Federal. No Distrito Federal, 800 pessoas concluíram uma capacitação na área de turismo e irão receber os diplomas nesta sexta-feira (19/3). A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá às 10h, no auditório da Confederação dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em Brasília. O evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, da secretária-executiva do MDS, Arlete Sampaio, e do presidente da Microsoft, Michel Levi , entre outros convidados.
Esses 800 formandos fazem parte do Programa Próximo Passo – modalidade Turismo. As 587 mulheres e os 213 homens concluíram os cursos de garçons, atendentes de agencia de viagens, mensageiros, confeiteiro, entre outros. Para ter acesso aos cursos de qualificação, eles comprovaram que são integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que possuem mais de 18 anos de idade e que possuem pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental. Esses critérios são primordiais para conseguir uma vaga no Próximo Passo – modalidade do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) específica para os beneficiários do Bolsa Família.
O Próximo Passo é realizado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil da Presidência de República, e em parceria com os governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo. Os cursos têm duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática, nas áreas de construção civil (pedreiro, pintor, eletricista, encanador, mestre de obras) e turismo (garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agente de viagem, auxiliar de eventos).