Demora da prefeitura de Campinas em viabilizar reforma no local, levou a Associação a propor convênio
Felipe Bongiovanni
Na noite desta segunda-feira (22), foi aprovado na Câmara Municipal de Campinas um projeto de lei que propõe um convênio entre a prefeitura e a Associação dos Produtores Teatrais de Campinas (APTC). O Objetivo do acordo é que a entidade assuma a reforma do Teatro Infantil Carlito Maia, no Bosque dos Jequitibás. Em troca o executivo terá que conceder à associação 50% dos direitos na programação cultural
O projeto de lei é de autoria do vereador Dário Saad (DEM). A APTC ficará responsável pela captação de recursos, financiamento da obra e a própria reforma. De acordo com Saad, todo o processo será submetido a avaliação de técnicos da prefeitura.
Para a reforma o presidente da APTC, Tom Crivelaro acredita que seja necessário algo em torno de R$100 mil, recursos que espera captar da iniciativa privada.
Dário Saad afirmou que o teatro é um importante equipamento cultural da cidade e está sem reformas há anos na sua parte hidráulica e elétrica, além de suas dependências.
Segundo o vereador, mesmo que a associação tenha direito da metade da programação do Carlito Maia, esta também será feita em comum acordo com a Secretaria de Cultura.
O acordo foi bem recebido por outros membros da Câmara, o vereador Artur Orsi (PMDB), apoiou a iniciativa da APTC e criticou a cultura em Campinas. De acordo com Orsi, esta área esta em crise na cidade. O vereador disse também que foi um ato de coragem da Associação propor uma solução para este problema.
O vereador Sebastião Santos (PMDB), afirmou que há problemas sérios no setor, mas que há grandes chances de recuperação. O político também disse que a cultura é um ponto fraco na gestão de Hélio, mas que isso não é culpa exclusiva da gestão do atual prefeito, já vem de outras administrações.
A APTC é formada por 14 companhias de teatro da cidade e conta com 150 integrantes. Ela é responsável pela campanha de