PHS, PSC, PTC, PT do B são os maiores alvos
Os chamados partidos “nanicos”, com pequena representação política no Congresso Nacional, se tronarão alvo das grandes legendas nas eleições de outubro. Os partidos maiores têm o interesse de apoio dos “nanicos” para aumentar o tempo de exposição de seus candidatos no rádio e na TV.
Legendas como o PHS, PSC, PTC e PT do B vem sendo procuradas por tucanos e petistas em busca de aliança. Pela legislação eleitoral, o tempo de rádio e TV conta a partir da coligação de cada candidato. Se os “nanicos” atenderem ao chamado da aliança, passam a integrar as coligações e, automaticamente, cedem o tempo da propaganda eleitoral para o candidato.
O PSC, por exemplo, vai ter 36 segundos na propaganda política à Presidência da República. O tempo, somado com o do PHS (22 segundos) e com o do PTC (24 segundos), permite que o candidato do PSDB ou PT tenha mais de um minuto extra na sua propaganda eleitoral.
Segundo a Justiça Eleitoral, a distribuição do tempo reservado à propaganda eleitoral é feita entre os partidos que tenham representação na Câmara dos Deputados. Aqueles que possuem maiores cadeiras na Casa têm maior tempo de rádio e TV.




