Atualmente a Saúde Mental é composta de aparelhos públicos como os Centros de Atenção Psico-social (Caps) e os Centros de Convivência
Beneficiar a população de Campinas que usa o Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, com a realização da Segunda Conferência Municipal da Saúde Mental. Com o tema “A Saúde Mental é de Todos”, a conferência será realizada sábado e domingo (dias 10 e 11), a partir das 8h30, no Auditório Monsenhor José Salim (campus 2) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A abertura é na sexta-feira (dia 9), às 18h30.
Com a realização da conferência, a Prefeitura de Campinas visa implementar políticas públicas para esta área do SUS. A participação é aberta para toda a população que poderá acompanhar as discussões e a votação das propostas pelos delegados representantes de gestores, trabalhadores e usuários da Saúde. Eles foram escolhidos por meio de pré-conferências realizadas ao longo do mês de março nos cinco Distritos de Saúde em que o SUS Campinas está organizado territorialmente.
Atualmente a Saúde Mental é composta de aparelhos públicos como os Centros de Atenção Psico-social (Caps) e os Centros de Convivência. No entanto, a Saúde Mental deve permear toda a Rede Pública por meio de diretrizes que norteiam este aspecto da saúde humana. De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, mais de 700 pessoas participaram das pré-conferências que deliberaram sobre os delegados e os assuntos que serão, a partir desta Segunda Conferência Municipal da Saúde Mental, diretrizes que deverão ser cumpridas pelo poder público.




