Pela lei todos os produtos industrializados devem informar na embalagem a presença da proteína
O glúten é uma proteína encontrada em cultivos de ampla distribuição como trigo, aveia, centeio e cevada, além de estar no malte de cereais , esses alimentos fazem parte da composição de massas, pães, biscoitos, bolos, tortas, pizzas, molhos e temperos, de bebidas como cerveja e whisky, entre outros muito comuns na dieta diária.
Segundo a nutricionista do Hospitais das Clínicas da Unicamp, Salete Brito, o glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite a sua fermentação e a consistência elástica e esponjosa dos pães e bolos. Pessoas portadoras de doença celíaca tem uma hipersensibilidade à proteína. Nesses indivíduos, o glúten provoca danos na mucosa do intestino, ocasionando uma digestão anormal. Esses sintomas, quando não são imediatos, podem se manifestar até quatro dias depois da ingestão do alimento, e de maneira crônica.
A pessoa com doença celíaca, se não seguir uma dieta adequada, sem glúten, tem um alto risco de desenvolver câncer (adenocarcinoma e linfoma) do intestino delgado. A enfermidade, quando presente por muito tempo, pode levar a outras complicações, como a jejunite ulcerativa (formação ulcerativa do intestino delgado) e um estreitamento (estenose) do intestino como resultado das cicatrizações.
A nutricionista afirma que a proteína interfere até mesmo no comportamento do ser humano. “Alguns trabalhos científicos mostram que o glúten consumido em excesso pode causar diminuição da produção de serotonina (o hormônio do humor, do bem estar), podendo levar o indivíduo a um quadro de depressão”. Explica.
De acordo com Brito a dieta sem glúten quando balanceada e adequada em todos os nutrientes que necessitamos é saudável. Porém, segundo a especialista, é preciso que haja mudança no paladar das pessoas para as preparações sem glúten, pois a população está acostumada a comer pães, massas, bolachas, biscoitos que são feitos com trigo e, portanto, ricos em glúten, aveia também é rica em glúten e é um ótimo alimento com propriedades funcionais. A pessoa terá que aprender a substituir o trigo, a aveia por mandioca, milho, fécula de batata, farianha de arroz, o que não é hábito do brasileiro.




