A partir do dia 1º de setembro, os órgãos fiscalizadores de trânsito estarão autorizados a multar motoristas que transportarem crianças sem assentos que tenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Não basta a certificação dos assentos de segurança. Como qualquer equipamento, é preciso instalá-los adequadamente no carro, para garantir sua fixação e eficiência. Gonçalves recomenda a leitura cuidadosa dos manuais, pois cada produto tem uma forma específica de fixação nos automóveis.
Vale citar que a ONG Criança Segura (www.criancasegura.org.br), que atua desde 2001 com alertas sobre a importância do uso do equipamento, afirma que 90% dessas lesões e óbitos poderiam ser evitados com atitudes de prevenção. Também menciona estudos que demonstram que o uso correto de cadeiras de segurança diminui os riscos de morte em acidentes em até 71%. O site da ONG ressalta: “Mais do que estar na cadeirinha, a criança deve estar na cadeirinha correta, seja o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação”.




