Custo de cada transação eletrônica cai pela metade com uso do sistema
Com baixos custos operacionais e maior segurança de dados nas transações eletrônicas, acaba de ser lançado o CPqD Smart Card, um sistema off-line de micro-crédito, pré ou pós-pago, que pode ser personalizado para diversos tipos de empresas como postos de abastecimento de combustíveis, de água, energia ou gás, convênios de saúde, restaurantes, cinemas e farmácias.
De acordo com Joseph Haim, gestor de produtos a cartão do CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o sistema é uma ferramenta que contribui para a fidelização dos clientes. \”Com ele, os estabelecimentos comerciais têm um maior controle das operações. Por meio de relatórios periódicos, emitidos pelo sistema, o comerciante tem acesso aos detalhes de todas as operações realizadas em um determinado período. Isso porque cada vez que um cliente utiliza o cartão, o sistema confere e valida as informações daquele usuário\”, explica.
As informações de crédito ou transações previamente armazenadas no cartão do consumidor são transferidas, com alta segurança, para os cartões dos prestadores de serviços, por meio do terminal Card2Card desenvolvido pelo CPqD. \”Com o CPqD Smart Card, não há necessidade de uma autorização on-line a cada transação, basta uma única conexão diária, via Internet, com o Sistema Autorizador do CPqD para a transferência dos dados já validados\”, comenta Joseph.
Outra vantagem diz respeito à relação custo-benefício do Sistema CPqD Smart Card. De maneira geral, o sistema apresenta uma taxa de serviço bem inferior ao valor cobrado pelas administradoras de cartão de crédito e débito. Além disso, não requer outros gastos do comerciante, tais como o aluguel dos equipamentos, as ligações telefônicas efetuadas a cada transação para a devida autorização on-line e a necessidade de uma complexa infra-estrutura de telecomunicações sempre disponível, afirma Marcos Aurélio Pegoreti, gerente da área de Telefonia Pública a Cartão do CPqD.