Em alguns dos setores mais aquecidos da economia brasileira, como construção civil, indústria farmacêutica e a própria área de recursos humanos, as empresas estão com dificuldade em encontrar profissionais fluentes em inglês . “Embora se fale que inglês é considerado uma commoditie, ou seja, todo mundo tem, não há grande disponibillidade de profissionais de nível gerencial para cima com fluência em inglês nesses setores”, constata Andrea de Paula Santos, sócia-diretora da NeoConsulting, consultoria em executive search, coaching e desenvolvimento organizacional.
Em comum, com exceção da área de RH, os setores que enfrentam esses problemas são os de empresas tradicionalmente mais conservadoras. “São segmentos em que comumente as carreiras são mais longas dentro da companhia, gerando uma leitura de suposta estabilidade, o que contribui para que a atualização para se manter empregável fique em segundo plano ”, explica Andrea. “Em áreas como TI, mercado financeiro e outras mais agressivas, não constatamos o mesmo fato”.
Segundo a consultora, o aumento da demanda por idiomas está fazendo com que o mercado encontre esse gargalo. “Com a entrada de investimentos estrangeiros nesses setores, principalmente na construção civil, o inglês torna-se exigência básica . E é importante ressaltar em muitos casos, que o que se pede uma fluência total, mas a habilidade para estabelecer comunicação sem mal-entendidos ou confusões”, ressalta a sócia da NeoConsulting. “O que estamos encontrando são profissionais com a parte técnica bem desenvolvida por anos de profissão, mas que deixam a desejar n o quesito idiomas , e isso nos surpreende muito”.
Andrea de Paula conta, ainda, que na própria área de atuação, de Recursos Humanos, constata-se o mesmo problema. “Para fecharmos duas posições internas em que o inglês é necessário, tivemos muito problemas, são raros os profissionais com fluência em inglês. Parece que muitos se esqueceram de fazer a lição de casa e perdem oportunidades por isso\”.
SETORES SOFREM COM FALTA DE PROFISSIONAIS COM INGLÊS FLUENTE
Data: