Alguns subiram ao podium por até sete vezes, outros trouxeram do Rio de Janeiro uma medalha e muitos figuraram como competidores. Todos, porém, tem em comum o fato de terem defendido São Paulo durante mais uma edição dos Jogos Parapan-americanos. Por isso, esses atletas serão homenageados pelo governo de São Paulo na tarde desta terça-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a presença do governador José Serra.
A participação de paulistas como o nadador Daniel Dias, atleta com mais vitórias na competição (ganhou oito medalhas de ouro em oito provas disputadas), permitiu ao Brasil chegar na frente pela primeira vez na classificação geral, após o domínio mexicano em edições passadas da competição, na Cidade do México (1999) e Mar del Plata (2003).
Ao todo foram 228 medalhas – 83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze. Esses números deram ao Brasil uma larga vantagem em relação ao segundo colocado. Com 34 primeiros lugares a mais que o segundo colocado, o Canadá, o Brasil saiu do Parapan com um desempenho 38,18% melhor do que o da última contenda – nos Jogos de Mar del Plata, os brasileiros conquistaram 165 medalhas.
Segundo a organização, essa última edição dos Jogos Parapan-americanos apresentou um aumento no número de países que conseguiram subir ao pódio: 18 nações ganharam medalhas no Rio 2007, três a mais do que nas duas edições anteriores.




