Uma das câmeras instaladas na avenida, tem como finalidade monitorar os incêndios na região, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A outra câmera está localizada no trecho da Av. Antonio Carlos Couto de Barros, compreendido entre a Rua Rei Salomão até o cruzamento da Rua Dom Pedro II, que irá monitorar a entrada e saída dos distritos.
As câmeras, farão um movimento de 360º em torno de seu eixo e, foram instaladas num cruzamento estratégico, de maneira que seja monitorado o maior número de ruas possível. As câmeras irão funcionar 24 horas por dia com alcance de vários quilômetros, conseguindo captar imagens mesmo durante a noite.
O sistema de monitoramento de câmeras está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos Segurança Pública e Central Integrada de Monitoramento de Campinas, (CIMCAMP), e teve seu início implantado em junho de 2006.
Com a ação integrada destes órgãos e o trabalho conjunto com as polícias militar e civil, o corpo de bombeiros e a rede hospitalar, a CIMCamp permite a tomada de atitudes preventivas ou emergenciais diante das mais diversas ocorrências, a partir do olhar permanente e do acompanhamento em tempo real do dia-a-dia dos distritos por meio do monitoramento por câmeras.
A CIMCamp conta ainda com o apoio do cidadão, que pode acioná-la a qualquer momento. Todas as ligações recebidas pelos órgãos estão centralizadas em sua central telefônica, medida que garante agilidade e eficiência no atendimento a qualquer tipo de ocorrência registrada.
“Este trabalho preventivo vem contribuindo com as forças policiais e já reduziram as ocorrências de ordem social, e policial, garantindo uma maior segurança aos moradores”, diz o subprefeito Antonio Carlos Gidaro.
Com a junção de esforços desses órgãos públicos, a partir da constatação de uma ocorrência é possível traçar um diagnóstico da necessidade de atendimento e acionar os agentes das áreas envolvidas para tomada de decisões rápidas.