
Nesta sexta-feira, dia 8 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Douglas Andreani, abre as portas do Estelarium Durval Ribeiro e inaugura o segundo Observatório Astronômico na cidade. O evento será às 18h, na Rua Araçandiva, 401, Alphaville – Extra Muro, onde está instalada a Vila Antiga.
Segundo o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, o Observatório trará grandes contribuições para a educação da rede municipal. “Trata-se de uma infraestrutura importante para a aprendizagem de ciências, compreensão do universo e de vários fundamentos essenciais a compreensão dos fenômenos naturais”, afirmou.
Com a inauguração, Campinas terá o segundo observatório aberto para o público, além da segunda maior luneta do Estado de São Paulo. “A utilização por parte dos alunos certamente qualificará a educação em Campinas”, completou Tadeu Jorge.
Ao retomar o estudo da filosofia, as reflexões sobre a existência, o coordenador do projeto, Carlos Andreani, explica que a astronomia é uma contribuição para os professores da rede municipal. De acordo com ele, a pedagogia dos sentidos, principal base na formação dos professores na Vila Antiga e implantada nas naves-mãe, desenvolve o domínio pessoal nos educadores.
Andreani acrescenta o fato de que as crianças, em sala de aula, se espelham nas ações dos professores. Por isso, a reflexão da vivência gera a melhoria da conduta e dos valores, servindo de instrumento básico para a educação.
“Astronomia como prato do dia”. De acordo com o astrônomo do Observatório de Campinas, Júlio Lobo, o observatório tem como ideia, promover a astronomia e atender a comunidade de uma maneira geral, despertando a curiosidade do público e dos educadores sobre o assunto.
“Esse observatório irá complementar as atividades do observatório municipal. Lá eles têm um céu com estrelas. As pessoas podem ver o Sol aqui, na parte da manhã e lá, podem ver o céu a noite”, comenta o astrônomo.
O observatório poderá contribuir com a educação no conteúdo didático dos alunos da rede municipal. “O espaço também irá complementar o que os alunos têm em sala de aula e serve para que professores tenham mais segurança, para que quem sabe, os professores finalizem com oficinas práticas em sala. É a parte experimental que falta, muitas vezes, para o educador e para o aluno”, disse.
“É um despertar de vocações”, completou Lobo, ao frisar a importância do estímulo dos pais para com os alunos nesse âmbito astronômico. Para ele, o incentivo da família pode vir a fazer a criança se interessar pelo assunto, pela pesquisa e até mesmo, em seguir na área na astronomia.
Além do secretário José Tadeu Jorge, o coquetel, que acontece durante a inauguração, irá receber educadores e membros dos Núcleos de Ação Educativa Descentralizadas (Naeds).
No evento de inauguração, os convidados serão recepcionados pelo grupo de danças folclóricas italianas. Também acontecerá a tradicional cerimônia japonesa, Kagami Biraki, o primeiro evento importante após o dia de ano novo. A celebração representa uma renovação do espírito e dedicação as oportunidades de formação.
Muitas outras apresentações de dança farão parte da solenidade, que se encerrará com grande queima de fogos de artifício e banda.
1º Observatório Municipal
Campinas tem o primeiro observatório municipal do país, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini fundado em 1977.
O espaço está localizado no Monte Urânia, Serra das Cabras – Distrito de Joaquim Egídio-, e também é conhecido por Observatório de Capricórnio onde se desenvolvem atividades para o público em geral e, em particular, para estudantes, levando conhecimento astronômico ao maior número possível de pessoas. Suas ações abrangem as áreas educativa, de divulgação e de pesquisa astronômica.
No dia 9 de julho de 1994 o Observatório Municipal foi tombado.
Vila Antiga
“A Vila Antiga nasceu como apoio à rede municipal de educação com a implementação da Pedagogia dos Sentidos, que faz com que a criança perceba a si mesmo, visando apoiar a formação de caráter”, salientou Andreani.
A Vila foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2010 e é um espaço desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Com o objetivo principal de formar educadores com base na Pedagogia dos Sentidos, a Vila Antiga disponibiliza também, um espaço de oficinas relacionadas à educação e atividades lúdicas para alunos das escolas de Campinas e região. Além do observatório astronômico, o local conta com um restaurante.




