24.9 C
Campinas
segunda-feira, setembro 23, 2024

Distrito de Sousas convoca população para detecção de testes hepatite

Data:

A população do Distrito de Sousas, em Campinas, foi convocada para a realização de testes gratuitos contra a hepatites no dia 03 de maio. A campanha pública de detecção e prevenção da hepatite C foi realizada no canteiro central da avenida Conselheiro Antônio Prado pela Organização Não-Governamental (ONG) Saúde em Vida – Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo e faz parte de uma série de atividades planejadas pela entidade ao longo do primeiro semestre desse ano.
Os voluntários da ONG realizaram 141 exames para detecção de hepatite C sendo que 2 deram positivo. Orientações sobre formas de contágio, grupos de risco, sintomas, prevenção e tratamento, além da distribuição de folders explicativos sobre a doença também foram passados para as pessoas. “Sabendo-se que a porcentagem de positivo em população não triada (sem nenhum tipo de questionário ou perguntas realizadas antes da coleta) é de 1,5%, no caso de Sousas a prevalênica foi a esperada. Esses pacientes detectados foram encaminhadas para o Ong Saúde em Vida para acompanhamento desde os exames complementares, médico, psicológico até o término de tratamento, afirma Christian Joseph – Diretor Administrativo da Ong.
A hepatite é considerada a 10ª causa de morte no Brasil e suas manifestações malignas são silenciosas e de difícil detecção caso não sejam realizadas ações preventivas mais abrangentes e próximas da população. “Nosso objetivo, ao realizar esta campanha, é ensinar a população a prevenir-se e, também, oferecer gratuitamente o teste às pessoas que se encaixam no grupo de risco”, explica Christian Joseph Souza Carvalho, diretor administrativo da entidade.
A contaminação pelo vírus da hepatite C pode ocorrer por formas bastante simples e cotidianas, como o uso de alicates de cutículas não-esterilizados em salões de beleza, piercings e tatuagens. Muitas pessoas poderiam ter evitado o contágio, ou descoberto a doença precocemente, se houvesse mais orientação e divulgação sobre a hepatite. Pessoas que tenham feito transfusão de sangue antes de 1993 ou transplante de órgãos e/ou tecidos, usuários de drogas injetáveis e inaladas, pessoas com antecedente de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), profissionais de com história de exposição ocupacional de risco também se encaixam no grupo de risco.
A ação faz parte de um planejamento da Saúde em Vida de realizar campanhas periódicas nas regiões de Campinas e Limeira, principais áreas de abrangência da ONG e cidades-sede da entidade. As pessoas interessadas na campanha ou em orientações sobre a hepatite podem entrar em contato com ONG Saúde em Vida por meio do telefone (19) 3387-0603 ou do e-mail christian@saudeemvida.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363