Em continuidade às ações de repressão ao tráfico internacional de entorpecentes, a Polícia Federal em Campinas/SP prendeu em flagrante delito na noite de 22/09/11, dois passageiros que pretendiam viajar para o exterior transportando cocaína, com embarque pelo Aeroporto Internacional de Viracopos/SP.
M.K.B., mulher natural da República da Africa dos Sul, 34 anos, que tinha como destino a cidade Lisboa e conexão para Maputo, foi presa portando consigo uma cápsula com cocaína no soutien, com peso de 15 gramas.
G.B.M, homem natural da Tanzânia, 24 anos, tinha como destino Lisboa e trazia junto ao corpo 1,66 kg de cocaína.
Ambos foram entrevistados pela Polícia Federal no procedimento de emigração, levantando suspeita quanto ao porte de drogas. Mesmo antes de revista pessoal, a cadela LIZA sinalizou estar na presença de substância entorpecente quando foi conduzida para perto dos passageiros.
Os suspeitos foram submetidos a revista e a droga foi encontrada oculta na forma acima. Como persistia suspeita de que tivessem engolido cápsulas com o entorpecente, ambos foram conduzidos ao Hospital, onde se constatou, por meio de raio-X, que M.K.B. tinha ingerido 39 outras cápsulas e G.B.M. tinha ingerido 7 cápsulas com a mesma substância.
Narcotestes realizados nas substâncias que estavam ocultas nas vestes dos passageiros resultou em positivo para cocaína, com o que foi dada voz de prisão a ambos pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes. O mesmo resultado do narcoteste foi obtido para as cápsulas expelidas.
Os presos permanecerão internados no Hospital até liberação médica, com o que serão conduzidos para o sistema prisional de Campinas.
Ambos estão sujeitos a penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, acrescidas de 1/6 a 2/3 devido à transnacionalidade do delito, além de multa (artigo 33 c/c artigo 40, inciso I, da Lei 11.343./06 – Lei de Entorpecentes).




