18.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Palestra: casais que enfrentam problemas de fertilidade podem adotar óvulos e espermatozóides

Data:

freqüentar as palestras do projeto Conversa de Casal, os participantes têm acesso a informações sobre projetos sociais que subsidiam o tratamento da fertilidade

A doação de gametas está indicada para os casais inférteis em que um ou ambos os membros não possuem gametas ou no caso de que um deles possua uma doença genética que poderá ser transmitida com alta freqüência para seus descendentes. Sabemos que a paternidade, a maternidade e a formação de uma nova família podem ser estabelecidas sem a presença de um vínculo genético. “No Brasil, a Resolução Nº 1358/92 do CFM regulamenta que a doação de óvulos e espermatozóides deverá ser gratuita e a identidade dos doadores mantida em segredo. Uma análise desta regulamentação revela que do ponto vista ético, o fundamental seria a preservação do anonimato entre receptores e doadores”, afirma o especialista em Reprodução Humana, Joji Ueno, diretor da Clínica Gera.

O anonimato evitaria o aparecimento de situações emocionais e legais oriundas do relacionamento receptor-doador, com repercussões também no desenvolvimento das crianças geradas por esses procedimentos. “Alguns especialistas acreditam que a manutenção do anonimato torna possível para os pais influenciar sua própria identidade nos filhos. Outros afirmam que aqueles com desconhecimento da sua origem genética poderiam apresentar incompleta percepção da sua identidade e alguns problemas psicológicos. A discussão é ampla”, afirma Joji Ueno.

No Brasil, a doação de gametas nunca terá caráter lucrativo ou comercial e os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa. Obrigatoriamente, será mantido o sigilo sobre a identidade dos doadores de gametas e pré-embriões, assim como dos receptores. “Em situações especiais, as informações sobre doadores, por motivação médica, podem ser fornecidas exclusivamente para médicos, resguardando-se a identidade civil do doador”, explica o diretor da Clínica Gera.

As clínicas, centros ou serviços que trabalham com a doação de oócitos devem manter, de forma permanente, um registro de dados clínicos de caráter geral, com as características fenotípicas e uma amostra de material celular dos doadores. “A escolha dos doadores é de responsabilidade do centro de reprodução humana, que dentro do possível, deverá garantir que o doador tenha a maior semelhança fenotípica e imunológica e a máxima possibilidade de compatibilidade com a receptora. No dia 07 de junho, o projeto Conversa de Casal vai discutir a ovodação com a comunidade. Os interessados em participar da palestra devem fazer a sua inscrição, gratuitamente, pelo telefone (11) 3266 7974”, afirma Joji Ueno.

FIV ao seu alcance

Muitas vezes, em razão da escassez de opções de tratamento ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela falta de informação, os casais acabam desistindo do sonho de ter filhos. Atenta aos anseios dos casais que possuem problemas de fertilidade, a Clínica GERA mantém e apóia programas sociais que visam auxiliar os casais que desejam formar uma família, mas se deparam com limitações financeiras para realizar este sonho. Conheça estas iniciativas:

– PAI : a Clínica GERA lançou, em 2007, o PAI, Programa de Assistência à Infertilidade. “O objetivo do PAI é possibilitar a restauração da fertilidade aos casais com condições econômicas restritas, usando as mais avançadas técnicas de fertilização assistida a custos compatíveis e taxas variadas de descontos nos procedimentos médicos. Para participar do PAI é necessário freqüentar uma das reuniões do projeto Conversa de Casal”, informa Joji Ueno. Para mais informações: (11) 3266 7976;

– Programa Acesso: a Clínica GERA também participa do Programa Acesso, promovido pela Serono, que visa facilitar o acesso ao tratamento da infertilidade dos casais. Para participar do Acesso é necessário retirar um formulário nas clínicas credenciadas. A Clínica GERA integra esta relação de estabelecimentos. Ao ser incluído no Programa, os casais beneficiados têm acesso a descontos no tratamento clínico e na compra dos medicamentos. Mais informações sobre o Programa Acesso podem ser obtidas pelo telefone: 0800 11 33 21 e pelo site www.vidalink.com.br;

– Curso Prático de Reprodução Assistida do ICS: o ICS Instituto de Ciências da Saúde faz o recrutamento de mulheres e casais inférteis e adapta os custos do tratamento da infertilidade à classificação sócio-econômica de cada casal. Pacientes com até 30 anos de idade têm prioridade no tratamento oferecido pela instituição. Para mais informações: (11) 5051-2370.

SERVIÇO:

Palestra: Ovodoação: o que os casais que enfrentam problemas de infertilidade precisam saber sobre este assunto?

Evento gratuito

Data: 07 e junho, sábado

Local: Clínica GERA

Rua Peixoto de Gomide, 515

Conjuntos 11 e 12

São Paulo-SP

Horário: entre 10:00 e 12:00

Informações e inscrições: (11) 3266 7974

É necessário doar um pacote de fraldas descartáveis

Homepage: www.clinicagera.com.br

Blog: http://conversadecasal.zip.net.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de...

Digitalização do SUS deve integrar dados e garantir uso ético

Integração e tratamento ético das informações são pontos que...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363