18.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Campineiro disputa Ultramaratona na África

Data:

Triatleta de 29 anos representará Campinas na corrida

No dia 15 de junho, o atleta campineiro Flávio Mendes participa de uma das mais famosas ultramaratonas do mundo, a Comrades Marathon, na África do Sul. A prova, que neste ano chega à sua 83° edição, reúne mais de 12 mil corredores de todo o mundo.

Para enfrentar o percurso de 89 Km de aclives e declives, Flavio treina semanalmente 10 km de natação, 170 Km de corrida e 200 Km de ciclismo. E é justamente a paixão pelo triathlon e a busca pela superação que servem de estímulo para enfrentar o desgaste físico e psicológico de uma prova tão longa.

“Conseguir finalizar a corrida significa ter muita resistência e treinamento. Estou motivado para enfrentar o desafio e feliz por poder representar Campinas e o Brasil”, afirmou o atleta, para quem Campinas tem uma ótima estrutura para treinar.

Formado em Educação Física pela PUC Campinas e patrocinado pelo Tênis Clube de Campinas e transportadora Bandeirante Import-Export, Flávio já participou de diversas competições, entre elas a Super Maratona 50Km do Rio Grande, RS, em que ficou em 6° lugar na categoria B, garantindo sua classificação para a Comrades, e foi convocado para a seleção brasileira no campeonato mundial de triathlon de longa distância na França, no ano passado.

Para o atleta, esta ultramaratona tem um significado especial. Além de ser sua primeira participação em uma prova desta distância, é um meio de se preparar para tentar, no futuro, uma classificação no Ultraman – prova de triathlon que acontece no Havaí, com 10 Km de natação, 421 Km de ciclismo e 84 Km de corrida. “É conseguir isso e viver só de esporte”, conclui Flávio.

Sobre a prova

A Comrades Marathon é uma prova muito tradicional no atletismo e existe desde 1921. Ela acontece sempre no mesmo lugar da África do Sul, e a cada ano somente é alternando o sentido que ela segue – nos anos pares a prova é considerada de subida, saindo de Durban no nível do mar e indo até Pietermaritzburg, que fica a 600 metros de altitude, e nos anos ímpares a corrida é considerada de descida porque faz o caminho inverso. Mas em ambos os percursos o atleta tem que correr 89 Km em menos de 12 horas, enfrentando no caminho 5 grandes montanhas, o que significa que, independente da direção, a prova é extremamente difícil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363