O Departamento de Limpeza Urbana (DLU), órgão ligado à Secretaria de Serviços Públicos, recolheu três toneladas de lixo que foi descartado pela população nos três dias do Carnaval descentralizado, promovido pela Administração municipal nas regiões do Ouro Verde, do Campo Grande e na Praça Arautos da Paz, no Parque Portugal.
De acordo com o técnico do DLU, Luiz Carlos Donadon, em cada região, foi recolhida cerca uma tonelada de lixo. “Tudo o que foi descartado pelos foliões foi removido pelas nossas equipes de varrição logo após o término de cada evento e encaminhado ao Aterro Sanitário Delta A”, explicou.
Entre os materiais mais recolhidos pelas equipes destacam-se garrafas pet e de vidro, copos descartáveis, papéis e preservativos. “No Carnaval temos muito descarte de latinhas de cerveja e de refrigerante. Neste ano, em razão da descentralização da festa, a demanda foi bem menor e os próprios catadores removeram durante o evento”, disse Donadon.
Para manter a limpeza nos três locais onde foi realizada a festa, o departamento estabeleceu um cronograma divulgado na sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Cada região contou com duas equipes de varrição que trabalharam em dois turnos, durante e após a festa.
O departamento disponibilizou ainda 30 tambores de 100 litros em cada local, além da lavagem das ruas e avenidas, que foi executada por um caminhão irrigadeira, por cerca duas horas em cada região. “Entregamos a cidade limpa, como estava antes do Carnaval”, disse.




