Equipes compostas por técnicos da Secretaria de Saúde estarão distribuídas por regiões estratégicas da cidade ao longo da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que começou nesta segunda-feira, 26 de março e prossegue até sexta-feira, 30. Na programação, estão previstas de atividades em um hipermercado e terminais de ônibus onde é grande a circulação de pessoas, até visitas a condomínio de alto padrão, além de mutirão de limpeza, visitas casa a casa e remoção de criadouros.
O objetivo é alertar e sensibilizar a população sobre prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As atividades de informação, educação e mobilização social envolverão representantes de comunidades das cinco regiões de Campinas. O número de casos de dengue no município caiu de 356 em janeiro e fevereiro de 2011 para 92 nos dois primeiros meses de 2012.
“A diminuição tem sido constante desde que reformulamos o programa em 2008 e passamos a ter uma coordenação mais articulada das Visas (Vigilâncias em Saúde) e rapidez para a tomada de decisões em campo”, diz André Ricardo Ribas Freitas, médico sanitarista, coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde. A primeira epidemia de dengue em Campinas ocorreu em 2007, com mais de 10 mil casos. A segunda foi em 2011, com 3.178 casos.
Hipermercado
A Vigilância em Saúde Norte e o Centro de Saúde Jardim Aurélia realizam nesta terça-feira, 27 de março, das 8h às 14h, uma ação educativa no Hipermercado Enxuto para abordar a população do bairro e de outros vizinhos. No local, quem ainda não conhece, poderá ver larvas vivas do mosquito, tirar dúvidas sobre transmissão e sintomas, sobre como evitar criadouros e saber mais sobre a doença.
Uma equipe de 15 profissionais da Saúde, agentes de Saúde, ajudantes de Controle Ambiental e supervisor de Controle Ambiental estarão no hipermercado dando as orientações sobre dengue com maquete, faixas e panfletos. O local escolhido foi proposital devido à grande circulação de pessoas.
Na quarta-feira, 28, a Visa Norte prossegue a mobilização com um arrastão comunitário no Jardim Eulina. A Secretaria da Saúde apoiará o trabalho fornecendo os técnicos e três caminhões para recolher o material descartado que esteja exposto na natureza ou dentro das casas de forma inadequada e que se constituem em potenciais criadouros porque podem acumular água, ambiente onde o mosquito se prolifera.
A população da região irá para as ruas, visitará casa a casa e participará no recolhimento dos materiais. O mutirão está previsto para ocorrr das 9h às 12h e a expectativa é que atinja cerca de 300 imóveis e mil moradores.
Na quinta-feira, dia 29, líderes do bairro de Barão Geraldo se reúnem, à noite, na Fundação Síndrome de Down, para discutir ações preventivas contra a dengue. Levantamento da Secretaria de Saúde aponta dois casos de dengue no Centro de Saúde de Barão Geraldo no mês de fevereiro e nenhum em janeiro deste ano.
Condomínio
As equipes da Visa Sul visitarão o condomínio Swiss Park, onde há muitas construções e casas sendo erguidas, para orientar o pessoal dos canteiros de obras sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito. Outra ação da regional Sul é a colocação de telas nas caixas de água nas regiões do Campo Belo e São Domingos. A Visa Sul e os Centros de Saúde Faria Lima e Orosimbo Maia farão visitas casa a casa durante toda a semana. O CS Orosimbo Maia registrou 6 casos de dengue em janeiro e 8 em fevereiro.
Megapanfletagem
Quem passar pelo Terminal Central na quinta-feira, 29 de março, verá uma megapanfletagem contra a dengue. A Visa Leste programou a atividade durante a manhã e, até sexta-feira, as equipes também estarão com ação casa a casa com orientação e bloqueio químico – nebulização com veneno – em residências de outros bairros de abrangência da regional. O objetivo é bloquear a transmissão.
A Regional Sudoeste também preparou para toda a semana, no período da tarde, ações nos terminais Ouro Verde e Vida Nova com panfletagem, abordagem da população sobre como evitar a dengue. Pela manhã, os técnicos estarão mobilizados em um trabalho de busca ativa de pacientes e também de nebulização nos bairros Itatinga, na terça-feira, 27; no DIC 1, na quarta-feira, 28 e no Vista Alegre na quinta-feira, 29. Levantamento da Secretaria de Saúde aponta 19 casos nos últimos 60 dias nessa regional.
Todos os Centros de Saúde a Visa Noroeste farão ação casa a casa com orientação e panfletagem, busca ativa preventiva no CS Integração.
Programação
Dia 27
Ação educativa no Supermercado Enxuto- Espaço Cultural
Horário: das 8h às 14h
Endereço: Av. Império do Sol Nascente S/N
Dia 28
Arrastão comunitário
Endereço: Jardim Eulina – concentração no ponto final de ônibus do bairro
Horário: das 9h às 12h
Dia 29
Panfletagem no Terminal Central
Horário: período da manhã
Durante toda a semana
Arrastão e trabalhos educativos no Swiss Park
Trabalho Educativo nos terminais de ônibus Outro Verde e Vida Nova e
panfletagem por toda a cidade.




