25.9 C
Campinas
sábado, dezembro 27, 2025
spot_img

Geoatlas: Projeto oferecerá material didático com imagens de satélite

Data:

Desde 2009, uma parceria inédita uniu professores da rede municipal de ensino de Campinas e pesquisadores da Embrapa com o objetivo de criar um Geoatlas com informações sobre a produção agrícola da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O trabalho tem enfoque histórico nas culturas de cana-de-açúcar, café, frutas, hortas e produção animal, e, por meio de imagens de satélites, poderão ser exploradas em diversos componentes curriculares como História, Geografia, Ciências e Matemática.

Ao longo dos três anos do projeto “Geotecnologias como apoio à elaboração de material didático para o ensino fundamental: Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas (Geoatlas), fizeram parte da pesquisa a formação dos professores para lidar com o material pesquisado, como o curso “Spring aplicado à Educação”, que permite a sobreposição de imagens feitas por satélite para discussões em sala de aula, por exemplo, sobre as transformações ambientais ano a ano.

Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Criscuolo, a Embrapa já havia tido uma experiência com escolas estaduais em um trabalho que deu origem a um livro e um jogo educativo. Com o Geoatlas, os pesquisadores quiseram dar um passo maior. “A primeira proposta foi fazer um material sobre o município de Campinas, mas o tema agricultura acabou extrapolando para a RMC”, explica a pesquisadora.

Atualmente, a equipe conta com 19 professores e 15 pesquisadores e funcionários da Embrapa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Sâo Paulo (USP). A pesquisa já está na fase final de elaboração dos capítulos do Geoatlas, que tem previsão para ser concluído em dezembro e será disponibilizado por meio de publicação impressa e pela internet, podendo ser utilizado nos laboratórios de informática das escolas municipais de Campinas.

Os capítulos que compõem o Geoatlas abordam culturas comuns da RMC, como cana-de-açúcar, café, flores, hortas, pastagem e pecuária e são feitos pelos professores. A parte mais técnica do trabalho, como a elaboração de mapas, cabe aos pesquisadores, mas tudo é amplamente discutido pelo grupo.

Etapas

Até chegar à produção do livro, o grupo passou por capacitações e oficinas que ocorreram no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe). Foram discutidos a metodologia para elaboração do livro e a definição do conteúdo. “Agora está sendo feita a validação do conteúdo, paralelamente à discussão de como vamos apresentar o livro. O material está sendo lido e vamos começar a realizar oficinas para fechar o trabalho”, explicou Cristina Criscuolo.

A opção por realizar o projeto inédito com professores foi para que o trabalho tenha um viés mais didático e pedagógico, com o objetivo de ser amplamente usado no dia a dia escolar. “O material é uma forma de trazer a realidade para a sala de aula e o professor é fundamental porque é ele quem tem a noção do que o material deve conter para ser bem aproveitado por ele e pelos alunos”, avaliou a pesquisadora.

O professor de História e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Emefs Humberto de Alencar Castelo Branco e Professor Benevenuto Figueiredo Torres, Durival José Gasparoto, concorda com a coordenadora sobre a importância da criação do Geoatlas.

“Não temos esse tipo de material didático que está sendo construído. É importante que o aluno conheça temas locais para compreender as transformações na região e consequentemente, no mundo”, afirmou o educador, que acredita que a parceria entre professores e pesquisadores favorece o ambiente de pesquisa em sala de aula. “Esse trabalho conjunto vai transformar a sala de aula em ambiente de produção de conhecimento”, disse.

Na opinião do professor, o uso de tecnologias e das imagens por satélite motiva os alunos a aprenderem e, além disso, faz com que os professores se atualizem no processo de ensino-aprendizagem e tragam novas estratégias para a sala de aula.

Segundo Maria José Adami, educadora e articuladora da Secretaria Municipal de Educação com o projeto Geoatlas, após a conclusão do projeto, a ideia é tornar os professores que participaram do trabalho formadores de outros educadores da rede municipal, para que o material possa ser usado amplamente nas escolas de ensino fundamental.

O professor de História participa pela primeira vez de um projeto como o Geoatlas e tem opinião clara sobre o trabalho. “Com este material, nós professores não só reproduzimos, mas participamos da construção do conhecimento”, concluiu. Mais informações sobre o projeto Geoatlas podem ser conferidas no site: http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/geoatlas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade