Na noite de segunda-feira, dia 2 de abril, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu a lavagem no entorno da Catedral Metropolitana, no centro da cidade.
Para a ação, coordenada pelo Departamento de Limpeza Urbana (DLU), foi designada uma equipe com sete funcionários e um caminhão-pipa, que fez a limpeza do local entre as 22h e 6h utilizando uma solução de detergente biodegradável. Após a lavagem, uma aromatizante à base de eucalipto foi espalhado no local.
Esta é a quarta vez no ano que a Catedral passa por este processo que vem sendo realizado com frequência pelo departamento desde o dia 5 de março, em praças públicas centrais de grande fluxo e ruas onde são realizadas feiras públicas. Para o secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan, o governo tem por obrigação manter a cidade limpa. “Com este serviço estamos garantindo a manutenção e conservação da cidade”, afirma.
O departamento realiza a limpeza desses locais toda a semana, de segunda a sábado, sempre das 22h às 6h, após a definição de um cronograma. Até o momento, passaram pelo mesmo processo de lavagem locais como as Praças Felipe Selhi, Floriano Peixoto, Luís de Camões, o Centro de Convivência e a Rua 13 de Maio.
Resistência
Mesmo com o objetivo de manter a cidade limpa, segundo o diretor do departamento, Dirceu Pereira Júnior, o trabalho sofreu resistência por parte de alguns moradores. “Infelizmente na segunda-feira da semana passada uma equipe nossa que trabalhava no Centro de Convivência, no Cambuí, foi abordada pela Polícia Militar, pois alguns moradores haviam reclamado do barulho”, relata. Para manter a segurança e integridade dos funcionários que estão prestando um serviço à população, o departamento definiu que a praça não será mais inclusa na lavagem noturna.
Confira abaixo a programação a ser realizada até sábado, dia 7:
Dia 3 – Praça Guilherme de Almeida (Fórum Municipal)
Dia 4 – Largo do Rosário
Dia 5 – Praça Rui Barbosa
Dia 7 – Terminal do Mercado Municipal




