Os cursos de capacitação profissional para costureiro e agente de informações turísticas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Ministério da Educação, têm início no próximo dia 21 de maio, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado à Rua Sacramento, 490, Centro.
Para agente de informações turísticas, ainda existem quatro vagas disponíveis e até segunda-feira, dia 14 de maio, é possível confirmar a inscrição para este curso diretamente no Senac.
Até o dia 21 de maio, também é possível confirmar a matrícula para os cursos de recepcionista de eventos e manicure e pedicure, que têm início em 28 de maio. Ainda existem 6 e 10 vagas, respectivamente, e a confirmação deve ser feita diretamente no Senac.
Os cursos são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, em parceria com outros órgãos e com o Plano Brasil sem Miséria, que oferece os cursos gratuitamente.
A capacitação é voltada para moradores do município, com idade entre 18 e 59 anos, beneficiários do Bolsa Família, pessoas com deficiência, estudantes do Ensino Médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
O Pronatec/Brasil sem Miséria é um programa do Governo Federal de formação profissional que visa capacitar essa população com intermediação direta ao mercado de trabalho, pois ao concluir o curso, o cidadão é automaticamente inscrito no Sistema Nacional de Emprego (Sine), o que possibilitará sua inserção no mercado de trabalho.
Trabalho Integrado
O objetivo do Governo Federal com o Pronatec é ampliar as possibilidades de inclusão produtiva, seja no mercado de trabalho formal ou empreendimentos individuais e coletivos da população que vive em situação de maior vulnerabilidade social, por meio do incremento da formação e qualificação profissional.
A proposta envolve várias áreas e exige um trabalho integrado e articulado entre as diferentes políticas públicas de educação, assistência social e de trabalho e emprego.
No município de Campinas estão envolvidas as secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), Educação (SME) e Trabalho e Renda (SMTR), com ações distintas.
A Assistência Social fica responsável pela busca ativa dessa população identificando o público no território por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e das entidades sócio-assistenciais. “Toda a parte de divulgação está sendo feita pela SMCAIS com a distribuição de folheto informativo nos serviços da rede municipal de ensino, saúde e assistência social”, conta Aline.
A secretaria de Trabalho e Renda levantou as demandas das empresas instaladas no município quanto à necessidade de qualificação de mão de obra para solicitar junto aos institutos de ensino a oferta de cursos de capacitação nessas áreas. Também caberá à pasta o processo de
intermediação para colocação desse pessoal no mercado de trabalho.
A Educação é o reforço desse trabalho com a inserção ou reinserção desse público no ensino formal para suprir, quando necessário, a defasagem pedagógica.
O Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”, foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2011 e tem por objetivo elevar a renda e as condições de bem estar da população que se encontra em situação de pobreza extrema. O plano é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e envolve outros 11 ministérios.




