As inscrições para as oficinas do 3º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema já estão abertas. Mais uma vez o festival, que tem o apoio cultural do Instituto Votorantim e o patrocínio da VCP – Votorantim Celulose e Papel, oferece aos moradores do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Grande São Paulo a oportunidade de participarem gratuitamente de aulas teóricas e práticas de cinema, visando deixá-los cada vez mais próximos e interessados pela sétima arte. Este ano são duas oficinas – interpretação e uma outra que envolve produção, finalização e roteiro – em que os alunos vão poder entrar em contato direto com a produção cinematográfica.
As aulas de roteiro serão ministradas por Cláudio Yosida, roteirista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, já ministrou diversos cursos de roteiro. Escreveu o roteiro dos filmes “12 Trabalhos” e “De Passagem”, filme pelo qual recebeu os prêmios de melhor roteiro no Festival de Gramado, em 2003 e no 8º Festival de Cinema Brasileiro de Miami. Trabalha atualmente como roteirista de televisão, onde já desenvolveu programas tele-educativos, sitcoms e reality shows. No Vale do Paraíba, Yosida já trabalhou como crítico de cinema para o Jornal Vale Paraibano.
A oficina de produção será realizada por Karla Holanda, pós-graduada em Multimeios pela UNICAMP, é professora universitária e ministra oficinas de audiovisual. Já foi responsável pela produção e direção de vários curtas e médias metragens como “Vestígio” e “Riso das Flores”. Recentemente coordenou a produção do 62º Congresso Internacional de Arquivos Fílmicos, realizado na Cinemateca Brasileira e também a produção da primeira edição do Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema.
A parte de finalização será trabalhada por Fernando Andrade, formado em Música pela Berklee College of Music, Boston, Estados Unidos, se especializou em Composição de Trilha Musical. No cinema tem vasta experiência, começando na produção do filme “Alice”, em 1978, e como produtor de finalização trabalhou em Los Angeles nos filmes “Ed Mort” e “O Cego que Gritava Luz” e em diversos filmes no Brasil. Seu mais recente trabalho foi na produção executiva do longa “Onde Andará Dulce Veiga”, de Guilherme de Almeida Prado.
Para completar esse time de craques do cinema nacional, as aulas de interpretação serão elaboradas e realizadas pelo ator Silvio Guindane, que atuou em diversos filmes brasileiros como “Orfeu” – em 1999, “A Cartomante” – em 2004, o premiado “De Passagem” – em 2003 e o mais recente “Podecrer!” – em 2007. Na televisão, Guindane tem trabalhos em novelas em mini-séries como “O Clone” – em 2001 e “América” – em 2005, na Rede Globo e seu último trabalho na telinha foi o Cicio de “Vidas Opostas” – em 2006 na Record.
Ao final das oficinas será desenvolvido um curta metragem de três a cinco minutos pelos participantes para ser exibido no encerramento do festival, dia 31 de agosto. As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e seguem até dia 20 de agosto. Para mais informações acesse: www.festguararema.com.br