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domingo, setembro 14, 2025
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Bolsista do CNPq ganha prêmio em evento sobre transportes rodoviários e ambiente

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Estudos apontam que a utilização de elementos naturais em veículos equipados com motor a diesel reduzem substancialmente as emissões de gases poluentes e podem baratear o preço dos catalisadores. A pesquisa comparativa dos catalisadores foi feita pela bolsista do CNPq, Mona Lisa Oliveira, que faz doutorado em Portugal em Engenharia Mecânica e pesquisa a redução de emissões de óxido nitroso – gás altamente poluente – nos veículos a diesel.

Foi esta aplicação prática do trabalho de Mona Lisa que justificou o prêmio recebido numa das mais importantes conferências no setor dos transportes da Europa, a Transport Research Arena (Arena TRA 2008). O Projeto “Modelação da formação e controle de poluentes de veículos equipados com motor a diesel” ganhou, no fim de abril, o 3° prêmio na categoria Energia, Ambiente e Recursos.

“Fiquei bastante surpresa ao ganhar o prêmio, pois estive ao lado de grandes pesquisadores no setor de transportes. Ressalto a importância desta pesquisa que vem sendo desenvolvida no Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, em cooperação com a Universidade de Málaga (Espanha), e com o apoio do CNPq, que me deu a oportunidade de poder participar de pesquisas em centros excelências na Europa”, disse a pesquisadora.

Tema considerado importante para a indústria de automóveis, dadas as regras anti-poluição cada vez mais rigorosas, Segundo a pesquisadora, o projeto comparou os catalisadores convencionais, que ainda utilizam o vanádio, um produto cancerígeno e em vias de ser ilegal, com outras soluções técnicas utilizando outros elementos naturais, menos poluentes.

Para Mona Lisa, o prêmio representou um incentivo para continuar a pesquisar e a aprimorar o trabalho e os conhecimentos nessa área. “Foi, também, uma indicação de que estamos no caminho certo. Esse tipo de reconhecimento reforça e motiva cada vez mais para que se continue no caminho da pesquisa. Deve ter sempre por meta uma contribuição contínua à ciência e à tecnologia, tanto no aspecto socioindustrial quanto no ambiental”, ressaltou.

O estudo comparativo dos catalisadores foi feito na cidade do Porto, em Portugal, e permite avaliar a redução efetiva das emissões dos poluentes, uma questão considerada essencial para a indústria de automóvel européia, que se depara com a necessidade de investir mais nesta área. Em relação ao Brasil, para onde deverá regressar em breve, Mona Lisa lamenta que não exista legislação tão exigente em termos ambientais.

“No Brasil, a investigação deveria estar mais próxima da indústria para fomentar a inovação e a aplicação das novas tecnologias. As coisas só agora estão começando e na Europa as normas ambientais são mais puxadas”.

Catalisador

Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio). É parte integrante do sistema de escapamento e é peça obrigatória por lei.

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