A estrada vicinal CAM-127, que liga o distrito de Joaquim Egídio a Rodovia Dom Pedro I, será pavimentada ainda este ano, segundo previsão do subprefeito de Joaquim Egídio, Marco Antônio Vicentini. O projeto está sendo feito pela secretaria de obras da prefeitura, passará pela aprovação dos órgãos competentes, inclusive do Conselho Gestor da APA (Congeapa). A intenção é que a documentação esteja em ordem para que as obras iniciem após o período eleitoral.
Sobre a polêmica e a necessidade de pavimentação, Vicentini diz que o assunto é uma reivindicação da população de Joaquim Egídio e foi amplamente discutida na assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2012/2014, em maio desde ano no distrito. “Na época, os moradores ressaltaram a necessidade de um novo acesso”, comentou. As assembleias nas regionais e distritos foram realizadas em maio e junho e entre outros assuntos, tratou-se da apresentação dos levantamentos prioritários para a região.
A pavimentação da CAM- 127 servirá para que os moradores tenham uma novo acesso direto a Rodovia D. Pedro I com 2,7 quilômetros a via irá desafogar o trânsito local nos horários de pico e finais de semana, quando o distrito recebe cerca de cinco mil visitantes.
Sobre o embargo da obra, Vicentini explicou que houve sim, porém em referência ao tipo de pavimentação que seria usada. A CAM-127 atenderá todas as especificações da lei da APA (Área de Preservação Ambiental), principalmente no artigo 74 do sistema viário, que prevê a pavimentação articulada, ou seja, com paralelepípedos ou bloquetes.
A questão de segurança também será observada no projeto, como iluminação e câmeras de segurança.
Por Cláudia Kojin





